Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Amazonas registra queda no desmatamento pelo segundo mês consecutivo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Amazonas registra queda no desmatamento pelo segundo mês consecutivo
Gestão Estadual

Amazonas registra queda no desmatamento pelo segundo mês consecutivo

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 7 de agosto de 2020
4 Min Lidos
Compartilhar
Sala de Situação da Sema, em Manaus – Foto: Divulgação/Sema

O Amazonas conseguiu reduzir os índices de desmatamento pelo segundo mês consecutivo. Em julho, o estado apresentou queda de 32,49% na quantidade de áreas desmatadas, em comparação ao mesmo mês de 2019. Os dados foram divulgados pelo Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta sexta-feira (07/08).

De acordo com o levantamento, os alertas de desmatamento chegaram a 424,28 km² em julho de 2019, enquanto o total de registros, em julho deste ano, caiu para 286,43 km². O estado começou a apresentar redução do desmatamento ainda em junho, quando os alertas caíram em 12%. 

”Isso é reflexo das operações organizadas que têm sido feitas desde o lançamento do nosso Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AM), que foi lançado pelo governador Wilson Lima no dia cinco de junho, sendo exatamente esse o mês em que a gente começou a conseguir uma redução”, apontou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

O levantamento coloca o Amazonas em segundo lugar entre os estados da Amazônia Legal que mais reduziram os índices de desmatamento em julho de 2020, junto a Rondônia (-46%) e Mato Grosso (-30%). 

Acumulado – No comparativo dos sete primeiros meses do ano, com relação a 2019, o estado do Amazonas também registrou queda de 9,18% no total de alertas de desmatamento emitidos pelo Inpe. Foram 911,12 km² de janeiro a julho do ano passado, contra 827,50 km² em 2020.

Conforme o balanço, o sul do Amazonas concentrou a maior quantidade de áreas alvos de desmatamento do ano. Os municípios mais afetados foram Lábrea (265,25 km²), Apuí (178,30 km²) e Novo Aripuanã (58,91 km²).

Operações em curso – Segundo o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, os próximos meses serão focados no combate às queimadas ilegais.

“Os dados de desmatamento mostram que o trabalho vem dando certo, somando-se à participação do Estado na Garantia da Lei e da Ordem, do Governo Federal, já que muitas dessas pressões acontecem em áreas federais. Agora a gente entra em um período de combate às queimadas, mas é importante destacar que reduzir o desmatamento ilegal ajuda bastante na redução dos incêndios”, completou.

As ações de combate às queimadas ilegais no Amazonas vão ocorrer dentro do âmbito da Operação Curuquetê 2, conforme destaca o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente.

“Estamos entrando agora na segunda fase da Operação Curuquetê 2, que é justamente voltada para o combate às queimadas ilegais no sul do Amazonas. Neste sentido, fiscais do Ipaam coordenam as ações junto a equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e também com apoio de brigadistas para impedir a prática criminosa de queimadas”, ressaltou.

As ações da Curuquetê 2 contam ainda com equipes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), com a participação de tropas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Polícia Técnico-Científica, além da Defesa Civil.

Tags:ApuíBombeirosEstado do AmazonasGoverno do AmazonasLábreaManausNovo AripuanãPolíciaPolícia CivilPolícia MilitarSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?