Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Amazonas reforça proteção à ZFM na regulamentação da reforma tributária durante do Fórum dos Governadores, em Brasília
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Amazonas reforça proteção à ZFM na regulamentação da reforma tributária durante do Fórum dos Governadores, em Brasília
Governo do Amazonas

Amazonas reforça proteção à ZFM na regulamentação da reforma tributária durante do Fórum dos Governadores, em Brasília

10 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Vice-governador Tadeu de Souza defende que incentivos do PIM devem ser assegurados em itens não contemplados pela Câmara dos Deputados

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

O Governo do Amazonas reforçou a defesa da manutenção e competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) nas discussões da regulamentação da reforma tributária, durante a XV Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (28/11). O vice-governador Tadeu de Souza representou o governador Wilson Lima no encontro que também debateu outras questões, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

No debate sobre a regulamentação da reforma tributária, que está em análise no Senado Federal atualmente, o vice-governador defendeu que as modificações no sistema tributário do país ainda precisam garantir os incentivos da ZFM em itens que não foram contemplados no texto aprovado pela Câmara dos Deputados anteriormente.

Tadeu de Souza afirmou que essas pendências precisam ser solucionadas no sentido de garantir, por exemplo, a segurança jurídica necessária às empresas incentivadas pela Lei de Informática que atuam no Polo Industrial de Manaus (PIM), além de atender às demandas das indústrias de ar-condicionado, do polo de duas rodas e do setor comercial amazonense.

“Caso essas empresas fiquem desabrigadas e desestimuladas, cria-se um ambiente de insegurança jurídica para a continuidade das suas atividades. Possivelmente, elas não devam deixar o Amazonas para ir para outro estado, mas podem ir para outro país. Isso é um ônus, porque se perde emprego, se perde receita pública e a gente vai ter que importar, o que onera ainda mais a balança comercial”, argumentou.

Dirigindo-se aos 20 governantes presentes e ao presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, o vice-governador ressaltou que é de interesse nacional a manutenção dos incentivos ao PIM, que gera mais de 120 mil empregos diretos e contribui para que 98% da cobertura florestal nativa do Amazonas permaneça intacta.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

reforma tributária

O projeto que tramita no Senado detalha as regras de unificação dos tributos sobre o consumo, os casos de diminuição da incidência tributária e as normas para a devolução do valor pago pelos contribuintes, conhecido como cashback. O objetivo é simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro.

A regulamentação é uma exigência da Emenda Constitucional 132, promulgada em dezembro de 2023, que estipulou a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Desde a retomada das discussões das novas regras pelo Governo Federal, no início do ano passado, o Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), instituído pelo governador Wilson Lima para tratar do assunto, se reúne periodicamente com técnicos e representantes da Indústria e Comércio local.

PEC da Segurança

Os debates da XV Reunião do Fórum Nacional de Governadores, promovida pelo governo do Distrito Federal, também contaram com a participação dos ministros Ricardo Lewandowski (justiça e Segurança Pública), Wellington Dias (Desenvolvimento e assistência social) e Nísia Trindade (saúde).

Ricardo Lewandowski explanou sobre a PEC da Segurança Pública, de autoria do Ministério da justiça e Segurança Pública. Sobre o texto, o vice-governador do Amazonas disse que a proposta precisa de cooperação interinstitucional nessa área, sem necessariamente tirar ou diminuir as ações de hoje que já são implementadas pelo Governo do Estado.

“Hoje, há uma compreensão dos governadores de que o modelo não precisa ser, necessariamente, centralizado. Se a ideia é criar um sistema único de segurança pública para a cooperação em relação a dados e inteligência, não há necessidade de criar instrumentos que centralizem e que diminuam as ações das polícias militares e das guardas municipais”, afirmou Tadeu.

No dia 31 de outubro, o vice-governador representou o Amazonas na reunião convocada pelo presidente Lula com todos os chefes do Executivo do país para tratar sobre a proposta e apresentou sugestões ao anteprojeto da PEC, propondo maior cooperação entre as forças de segurança estaduais e federais para intensificar o combate à criminalidade, especialmente nas regiões de fronteira.

Sobre o fórum

O Fórum Nacional de Governadores é um espaço onde os chefes do Executivo de todo o Brasil se reúnem na capital federal para tratar assuntos de interesse comum aos entes federativos. Acompanharam o vice-governador Tadeu de Souza na 15ª edição a secretária estadual de Relações Federativas e Internacionais, Inês Carolina Simonetti, e o subprocurador-geral adjunto do Estado, Isaltino Barbosa Neto.

Participaram os governadores Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Clécio Vieira (Amapá), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Elmano de Freitas (Ceará), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Carlos Brandão (Maranhão), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Helder Barbalho (Pará).

A lista prossegue com João Azevedo (Paraíba), Raquel Lyra (Pernambuco), Rafael Fonteles (Piauí), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Antônio Denarium (Roraima) e Wanderlei Barbosa (Tocantins), além dos vice-governadores Mailza Assis (Acre), Gabriel Souza (Rio Grande do Sul) e Zezinho Sobral (Sergipe).

O post Amazonas reforça proteção à ZFM na regulamentação da reforma tributária durante do Fórum dos Governadores, em Brasília apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus encerra programação da 3ª Feira de Tecnologia e Inovação
Próximo artigo Governo do Amazonas recebe técnicos do Peru que vem conhecer ações do CTPC de Balbina

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia

10 horas atrás

Governador Wilson Lima assina convênio para recuperação viária e inaugura iluminação pública em Canutama

10 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas

12 horas atrás

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

14 horas atrás

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

14 horas atrás

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

15 horas atrás

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

15 horas atrás

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

15 horas atrás

Seas dá início à capacitação do programa Bolsa Família

15 horas atrás

Sine Amazonas divulga 382 vagas de emprego para esta quarta-feira

16 horas atrás

PC-AM alerta sobre golpe do falso advogado e orienta população a se proteger desse tipo de crime

17 horas atrás

Idam registra mais de 1,9 mil Cartões do Produtor Primário emitidos e renovados em agosto

17 horas atrás
“Uma grande ajuda”: Auxílio Estadual garante dignidade e tratamento a mães atípicas no Amazonas
Mão-pé-boca: FVS-RCP reforça cuidados contra a doença
UGPE promove a 7ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+, no Parque Rio Negro
Mutirão da Cidadania: SSP e Sejusc atendem mais de 10 mil pessoas nos PACs de Manaus
Sedurb e UGPE apresentam programas de infraestrutura urbana durante Congresso de Secretarias Municipais de Saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?