Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Amazonas recebe representante dos EUA para fortalecer parcerias estratégicas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Amazonas recebe representante dos EUA para fortalecer parcerias estratégicas
Governo do Amazonas

Amazonas recebe representante dos EUA para fortalecer parcerias estratégicas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

As discussões foram focadas no fortalecimento de parcerias para promover a bioeconomia e impulsionar negócios sustentáveis na região

Foto: Bruno Leão/Sedecti

O Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (22/01), a visita do representante do Departamento de Comércio do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, Thales Demarchi. A agenda, coordenada pela Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e pelo Escritório de Representação do Estado do Amazonas em São Paulo (ERGSP), contou com momentos de interação, visitas institucionais e debates sobre projetos voltados para bioeconomia, indústria e inovação, com o objetivo de fortalecer parcerias estratégicas no Amazonas.

Um dos pontos da programação foi a visita ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), onde foi realizada uma mesa-redonda com representantes do CBA, da Sedecti e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O secretário-executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros, destacou que as discussões foram focadas no fortalecimento de parcerias para promover a bioeconomia e impulsionar negócios sustentáveis na região.

“Começamos o ano com mais uma agenda de integração dentro do CBA. Trouxemos a representação da Embaixada Americana e da Suframa para debater o fomento à bioeconomia e aos negócios sustentáveis no Amazonas. Estamos empenhados, especialmente neste contexto de COP30 e da construção do nosso plano de bioeconomia”, destacou Medeiros.

O chefe do Escritório da Representação do Governo do Amazonas (ERGSP), Alfredo Lins, também fez parte da comitiva que acompanhou o representante do Departamento de Comércio do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América, em São Paulo, Thales Demarchi. O órgão é a porta de entrada para que entidades públicas e privadas para que se lancem ao ambiente de negócios no Amazonas.

“Somos intermediadores para atração de investidores. A convite do consulado, nosso escritório participou do WasterExpo em 2024 em Orleans, EUA. Lá foram elaboradas agendas onde conversamos sobre soluções voltadas para o tratamento sustentável do lixo, reciclagem, sustentabilidade e cidades inteligentes”, declarou Lins.

Fotos: Bruno Leão/Sedecti

Para Alfredo Lins o retorno imediato das agendas está relacionado a apresentar diversas possibilidades de negócios de alto potencial de conversão, considerando os interesses do visitante, apresentando assim a vitrine amazônica de oportunidades, buscando expandir não só apenas as relações comerciais, mas também buscar parcerias em outros setores, como energético, mineração, tecnologia e etc.

O representante do Departamento de Comércio do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América, em São Paulo, Thales Demarchi, elogiou a programação organizada pela Sedecti e destacou futuras parcerias no Amazonas.

“Nós vamos, ao longo desses dois dias, ver muitas atividades que o Estado desenvolve para a área de bioeconomia e para a indústria. E para nós do governo americano, isso é muito importante, buscar parcerias entre o nosso setor privado e o setor privado brasileiro para desenvolver mais a indústria brasileira, desenvolver novas parcerias entre os dois países e mais prosperidade econômica para os dois países”, ressaltou Demarchi.

O diretor administrativo-financeiro do CBA, Carlos Henrique Costa, destacou a importância do momento e agradeceu à presença do consulado, da Suframa, da Sedecti, que conheceram o chamado Centro de Bionegócios da Amazônia, que desenvolve produtos a partir dos princípios ativos da floresta.

Fotos: Bruno Leão/Sedecti

“Este é um trabalho que vai exigir parceria público-privada para que a gente consiga desenvolver produtos, projetos, pesquisas, ajudando as comunidades adicionais, os povos ribeirinhos, a população indígena a partir de novos negócios e novos produtos a partir da floresta”, afirmou Carlos Henrique.

A agenda terá continuidade na quinta-feira (23/01) com novas reuniões a fábricas na Zona Franca de Manaus, além de apresentação de startups locais.

O post Amazonas recebe representante dos EUA para fortalecer parcerias estratégicas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas vai ampliar em 38% a capacidade instalada do Francisca Mendes
Próximo artigo Pré-vestibular da UEA: AprovENS divulga inscrições para vagas remanescentes

Mais notícias desta categoria

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

4 horas atrás

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

5 horas atrás

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

5 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

5 horas atrás

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

6 horas atrás

Lafron Tabatinga conquista Selo Prata na Avaliação Externa de Qualidade para exames de HIV, HBV e HCV

6 horas atrás

Forças de segurança do Amazonas intensificam buscas por homicídio de criança em Manaus e região

6 horas atrás

Operação Águia mobiliza 30 cavalos da Polícia Militar do Amazonas no Centro de Manaus

6 horas atrás

Defesa Civil do Amazonas intensifica coordenação com municípios para resposta à Cheia 2026 e redução de impactos

6 horas atrás

Credenciamento aberto para cobertura da 1ª Teia Amazonas no Palacete Provincial até 26 de janeiro

8 horas atrás

Detran-AM alerta sobre golpe com sites falsos que cobram por inscrição na CNH Social do Amazonas

8 horas atrás

Feiras de produtos regionais da ADS em Manaus movimentaram R$ 20 milhões e 8.507 toneladas em 2025

8 horas atrás
Fapeam divulga resultado final do PPSUS com 20 propostas aprovadas e mais de R$ 5 milhões em recursos
FVS-RCP reforça vigilância da qualidade da água com capacitação prática na ETA Ponta das Lajes
Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Redução de homicídios no Amazonas atinge maior queda percentual entre estados em 2025, aponta MJSP
Seas realiza oficina de alinhamento do Auxílio Estadual para servidores que atendem 300 mil famílias no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?