Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Amazonas obtém status internacional ‘livre de aftosa’ sem vacinação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Amazonas obtém status internacional ‘livre de aftosa’ sem vacinação
Governo do Amazonas

Amazonas obtém status internacional ‘livre de aftosa’ sem vacinação

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Organização Mundial de saúde Animal anunciou a certificação em Paris, na França

Foto: Divulgação/SEPROR

O Amazonas conquistou um marco histórico ao receber o status livre de febre aftosa sem vacinação, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial da saúde Animal (Omsa), nesta quinta-feira (29/05), em Paris, na França.

“Essa certificação internacional é uma conquista histórica para o estado, resultado do trabalho do Governo do Amazonas, juntamente com todos os servidores que atuam no setor primário e, também, com os pecuaristas amazonenses. Estamos dando um passo importante no que diz respeito a ampliar o mercado de carne para outros estados e para outros países, atestando que o produto gerado aqui é de qualidade”, afirmou o governador Wilson Lima.

O reconhecimento internacional concedido pela Omsa foi recebido pela comitiva do Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de produção rural (SEPROR), Daniel Borges, e pelo diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), José Omena, acompanhados pelo presidente da Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

Foto: Divulgação/SEPROR

O secretário da SEPROR, Daniel Borges, destaca que a conquista, liderada pelo Governo do Amazonas, é resultado do esforço de todos os servidores do Sistema SEPROR, que atuaram na linha de frente na vacinação contra a febre aftosa, estruturação de barreiras animais e campanhas de vacinação. “O Amazonas acaba de ser reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação. Essa é uma conquista histórica para o Estado. Nosso governador Wilson Lima, desde 2019, vem investindo no setor primário e na defesa agropecuária. É um momento de celebração e temos que agradecer a todos os servidores do Sistema SEPROR que se dedicaram incansavelmente para que pudéssemos obter esse reconhecimento internacional hoje em Paris”, declarou o secretário.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, dedica a conquista aos servidores da autarquia, sendo esta a maior vitória das últimas décadas para a pecuária amazonense. “O reconhecimento internacional é motivo de muita alegria para a defesa agropecuária brasileira, especialmente a do Amazonas, pois atesta que a carne inspecionada produzida no estado tem qualidade para ser comercializada em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Agradeço ao governador Wilson Lima, que me confiou a missão de liderar a Adaf nessa caminhada, à Faea, a todo o Sistema SEPROR, aos pecuaristas e, especialmente, a cada servidor da Adaf, que vêm se empenhando há vários anos para que essa conquista fosse possível”, disse Omena.

Febre Aftosa

Fotos: Divulgação/SEPROR

A febre aftosa é uma doença que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos, e a sua erradicação permite a abertura do livre comércio de animais, produtos e subprodutos, assegurando maior competitividade à agropecuária local. O reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação é o mais elevado status sanitário que um estado PODE obter, quando se trata dessa doença. Além de representar economia para o produtor rural, que deixa de comprar vacina, potencializa o alcance de novos mercados para a carne brasileira, pois alguns países só compram produtos de regiões com esse status.

Para obter o reconhecimento concedido pela Omsa, o Amazonas realiza ações contínuas de monitoramento do trânsito de animais, estruturação de barreiras e escritórios, além de campanhas de imunização.

Ações contra a aftosa

Entre os anos de 2019 e 2024, a SEPROR adquiriu mais de 1,9 milhão de doses de vacina contra a febre aftosa, distribuídas através dos escritórios locais do Idam, nos municípios que não possuem estabelecimentos credenciados para venda de imunizantes. Foram investidos mais de R$5,4 milhões na compra de vacinas. O acompanhamento técnico em propriedades rurais, a fiscalização e o cadastro de animais são realizados pela Adaf.

O post Amazonas obtém status internacional ‘livre de aftosa’ sem vacinação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Policiais militares do Amazonas atuam em apoio à Operação Ágata Amazônia 2025
Próximo artigo Motta sobre aumento do IOF: Câmara age com responsabilidade e firmeza

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas reforça valorização das Forças de Segurança com data-base e promoção de militares

10 horas atrás

Novo tratamento infantil contra malária começa a ser implantado no Amazonas

10 horas atrás

PC-AM divulga imagem de dois homens que desapareceram em datas e locais distintos de Manaus

12 horas atrás

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta quinta-feira

13 horas atrás

Cosama faz diagnóstico técnico do sistema de abastecimento em comunidades rurais de Urucurituba

13 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul lança boletim digital para acompanhamento de pacientes de UTI

13 horas atrás

Sema forma 43 Agentes Ambientais Voluntários em três Unidades de Conservação no Amazonas

13 horas atrás

Décima edição do seminário amazonense de atividades motoras adaptadas é apoiada pelo Governo do Amazonas

13 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (22/04)

13 horas atrás

Queijaria assistida pelo Idam é premiada no 4º Mundial de Queijo do Brasil

13 horas atrás

Governo do Amazonas garante viagem de atletas do Pelci para disputa de competição nacional

13 horas atrás

Rede estadual de saúde registra 26,5 mil atendimentos durante o feriado prolongado de Tiradentes

14 horas atrás
Amazonas movimenta US$ 1,55 bilhão na corrente de comércio em março de 2026
Governo do Amazonas abre inscrições para Curso de Defesa Pessoal Feminina na zona leste de Manaus
Fundação Hospitalar Alfredo da Matta finaliza mutirão de cirurgias dermatológicas
Sine Amazonas divulga 210 vagas de emprego para esta quarta-feira
Feiras de Produtos Regionais terão calendário alterado devido ao feriado nacional nesta semana
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?