O esporte amazonense foi tema de pauta no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, nesta terça-feira (10/10). Após a ascensão do Amazonas FC à Série B do Campeonato Brasileiro, os deputados estaduais comemoraram a possibilidade de o estado do Amazonas conquistar o primeiro título nacional.
O deputado estadual Rozenha (PMB), que também responde pela presidência da Federação Amazonense de Futebol (FAF), destacou que, há quase 27 anos, um clube do Amazonas não ascende à segunda divisão. “São quase 30 anos em que o futebol amazonense viveu no submundo, nos porões do futebol brasileiro. Isso está mudando e deve ser valorizado”, disse.
A vitória da Onça Pintada no último sábado (07/10) sobre o Botafogo-PB, garantiu ao estado um calendário esportivo bem movimentado para 2024. Serão 38 rodadas na Série B. O amazonense poderá assistir 19 jogos em casa.
Dessa forma, o futebol será a maior vitrine para o Amazonas no ano que vem. Toda essa divulgação vai ter reflexo em setores como economia, turismo e serviços. “A melhor maneira de se propagar o estado do Amazonas será essa campanha de 2024 da Onça Pintada. O futebol não é só gol, não é só derrota, não é só empate, não é só vitória. O futebol também é negócio. É geração de renda. É geração de receita”, afirmou Rozenha.
Para os deputados, um dos principais fatores para o sucesso do futebol amazonense é a atual gestão da FAF na valorização dos times. A deputada estadual Joana Darc (UB), que também é uma das principais apoiadoras dos atletas locais, destacou a iniciativa da federação na Copa da Floresta. “A federação está de parabéns por dar oportunidade para aqueles que mais precisam.Também gostaria de agradecer ao deputado Rozenha por ter lutado por todas as solicitações do clube para fazer um grande espetáculo na Arena com mais de 44 mil pessoas presentes, em pleno sábado, prestigiando o futebol amazonense”, declarou.
Os parlamentares também destacaram a iniciativa da FAF em implementar ações de inclusão. A deputada estadual Débora Menezes (PL), presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Aleam, lembrou que o esporte é uma atividade totalmente inclusiva. “Em todos os jogos em que eu estive presente, as crianças que possuem Transtorno de Espectro Autista (TEA) tinham abafadores para conseguir assistir aos jogos, já que algumas não conseguem ficar em ambientes com muito barulho. E o presidente Rozenha também promoveu desconto nos cursos de arbitragem para as mulheres. Isso trouxe incentivo, trouxe mais mulheres como árbitros. Isso também é representatividade”, elogiou.Por fim, o deputado Rozenha convocou a população para torcer pelo Amazonas no próximo domingo (15/10), na Arena da Amazônia, às 17h (horário de Manaus), no jogo de ida da final da Série C do Campeonato Brasileiro. “Domingo começa uma nova história. Manaus e o Amazonas viverão um grande momento. Eu tenho convicção que o Amazonas, a Onça Pintada, será o primeiro campeão brasileiro da história do nosso futebol. Parabéns à Onça. Parabéns ao futebol amazonense. Parabéns ao povo do Amazonas”.