Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Amazonas é destaque no ranking do programa Pátria Voluntária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Amazonas é destaque no ranking do programa Pátria Voluntária
Gestão Estadual

Amazonas é destaque no ranking do programa Pátria Voluntária

5 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, entregaram certificado de destaque à primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima. FOTO: Divulgação/FPS.

O Amazonas foi destaque no Pátria Voluntária 2020. O estado ficou na sétima colocação no ranking do programa, que é vinculado ao Ministério da Cidadania e visa fomentar a prática do voluntariado por meio de iniciativas que estimulem o engajamento dos setores público e privado e de organizações da sociedade civil (OSC) neste contexto.

O anúncio do ranking ocorreu nesta semana, durante evento no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; da presidente do Conselho do Pátria Voluntária, a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro; e da primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, que representou o estado na ocasião.

O ranking é baseado nas horas de atividades desenvolvidas por voluntários. Foram estimadas ações executadas no período de 05 de dezembro do ano passado até o fim de janeiro de 2020. No caso do Amazonas, o estado concorreu com a contabilização de atendimentos de apoio desenvolvidos pela Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (ADVAM); Jovens com uma missão – Monte Salém; Associação Beneficente o Pequeno Nazareno; Associação de Apoio e Resgate (AMAR); Sociedade São Vicente de Paula – Casa do Idoso.

Todas essas entidades contam com fomento do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e foram indicadas pelo Fundo para concorrer ao ranking. As ações desenvolvidas pelas instituições  constam em um perfil público e podem ser acessadas realizando a busca pelo nome da OSC no site: www.patriavoluntaria.org.

A primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, destacou a importância da cultura do voluntariado. “O meu desejo é que a cultura do voluntariado cresça ainda mais no Amazonas. Doar um pouco do seu tempo é um ato de amor e existem muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social que precisam ser amadas e necessitam de atenção”, disse.

A secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, Kathelen Santos, também esteve no evento e ressalta o trabalho do FPS. “O FPS sempre esteve presente nas ações sociais do estado do Amazonas e este programa Pátria Amada veio para somar ainda mais com o que já realizamos em parceria com as Osc’s. O Amazonas está empenhado para que esta cultura do voluntariado cresça e com isto, temos muitas associações e parceiros que poderão receber pessoas para fomentar o engajamento e o alcance de ações em prol dos mais vulneráveis”.

“Amigos do Pátria Voluntária” – Durante o evento, foram homenageadas as primeiras-damas que se destacaram no apoio ao projeto “Amigos do Pátria Voluntária”, mobilizando organizações da sociedade civil e fomentando o voluntariado em seus estados.

A primeira-dama do Amazonas foi uma das homenageadas, ao lado de  Gracinha Caiado, de Goiás; Mayara Rocha, do Distrito Federal; e Luciana Saito Massa, do Paraná. “Esse prêmio Amigos do Pátria Voluntária é dedicado a todos os amazonenses que doaram seu amor ao próximo durante o ano de 2020. Estou muito feliz e agradecida, pois juntos conseguiremos alcançar muitas pessoas. Bora fazer o bem?!”.

A finalidade do “Amigos da Pátria” é fomentar o engajamento da sociedade com o apoio de segmentos, como o comércio e a indústria, em ações de voluntariado de maneira a atender pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Aliança pelo Voluntariado” – Com o objetivo de estimular a cultura do voluntariado no Brasil e ampliar o alcance de ações em prol dos mais vulneráveis, o programa Pátria Voluntária anunciou ainda a “Aliança pelo Voluntariado”. Foram convidados a compor a Aliança cônjuges de pessoas públicas como ministros e ministras; governadores e governadoras; e embaixadores e embaixadoras, além de representantes de organismos internacionais que atuam no Brasil. A primeira-dama do Amazonas foi uma das convidadas.

A secretária-executiva do programa Pátria Voluntária, Adriana Pinheiro, falou da necessidade de unir esforços na implementação de ações com impactos positivos e permanentes na vida das pessoas. “Acreditamos que juntos chegaremos mais longe, alcançaremos mais e melhores resultados, e multiplicaremos de forma exponencial a cultura do voluntariado no país, por meio de ações cívicas, de desenvolvimento sustentável, culturais, educacionais, científicas, recreativas, ambientais, de assistência à pessoa ou de promoção e defesa dos direitos humanos e dos animais” disse.

Natal Voluntário – Ao fim da cerimônia, a presidente do Conselho do programa Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, lançou também o “Natal Voluntário”. O objetivo é arrecadar brinquedos para crianças e proporcionar ceias de natal para idosos, sendo os dois públicos atendidos por instituições sem fins lucrativos de todo o país. A campanha acontecerá até o dia 10 de dezembro e tem por meta beneficiar 10 mil crianças e 8 mil idosos.

As entidades a serem beneficiadas devem estar cadastradas no Portal Pátria Voluntária e a destinação irá ocorrer conforme a quantidade de doações recebidas. Os brinquedos novos ou usados serão arrecadados em pontos de coleta. Já os interessados em apoiar a realização de ceias devem acessar um questionário para manifestar o interesse em fazer a doação. Tanto a lista com os pontos de coleta quanto o questionário estão disponíveis em patriavoluntaria.org.

FPS – O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, seleciona, custeia e monitora projetos geradores de trabalho, renda e autossustentação que garantam a inclusão social de dependentes de substâncias psicoativas, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes e o setor primário.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Arsepam e PM-AM realizam fiscalização para averiguar denúncia de superlotação em embarcações
Próximo artigo Executado pela Sepror, Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 3500 pessoas em Manacapuru

Mais notícias desta categoria

Antecipação do salário de dezembro: ótima notícia!

3 horas atrás

Operação Natal Mais Seguro 2025: Segurança em Manaus

3 horas atrás

Veículos pesados – Fiscalização eficaz em Manaus

4 horas atrás

Governo Presente: 25ª edição e 7,6 mil atendimentos

22 horas atrás

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

3 dias atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

3 dias atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

3 dias atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

4 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

4 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

4 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

4 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

4 dias atrás
Pronto Atendimento Platão Araújo: Agilidade e Qualidade
SPA Outubro Rosa: Cuide do Seu Bem-Estar em Manaus
Alfashow Sadeam 2025 – A Educação Lúdica em Foco
Feira Mística de Manaus – Celebre a Espiritualidade
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?