Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Governo do Amazonas

Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

FVS-RCP reuniu representantes dos 62 municípios nos dias 21 e 22 de janeiro para planejar vacinação preventiva contra a raiva em áreas de difícil acesso.

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nos dias 21 e 22 de janeiro, de forma virtual, uma reunião técnica com representantes dos 62 municípios do Amazonas para discutir a inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica humana no calendário de vacinação voltado a comunidades de difícil acesso. O encontro teve como foco a proteção de crianças e adolescentes de 1 a 15 anos em territórios ribeirinhos, indígenas, quilombolas e rurais da Amazônia Legal.

Objetivo e público-alvo

A estratégia prioriza crianças e adolescentes de 1 a 15 anos residentes em comunidades ribeirinhas, indígenas dos DSEI prioritários, quilombolas e áreas rurais de difícil acesso da Amazônia Legal. O público foi definido por apresentar maior vulnerabilidade à transmissão da raiva, especialmente pela exposição a morcegos hematófagos, atualmente o principal transmissor da doença no país.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa visa fortalecer a prevenção em territórios com acesso restrito aos serviços de saúde. Ela destacou que a raiva é uma doença viral evitável por vacinação e que, após o início dos sintomas, a evolução é grave e fatal, o que torna essencial promover proteção antecipada para reduzir riscos.

Detalhes da estratégia e operacionalização

Os municípios do Amazonas já dispõem de calendário de vacinação vigente nessas áreas, com territórios previamente mapeados e dados atualizados. A partir dessas informações será possível incorporar a vacinação antirrábica humana ao calendário estadual e subsidiar o planejamento do quantitativo de doses a ser solicitado ao Ministério da saúde.

Segundo a gerente de Imunização do Amazonas da FVS-RCP, Angela Desirée, o alinhamento técnico com os municípios é decisivo para a operacionalização. O mapeamento das áreas e da população elegível permite organizar a logística, otimizar o uso das doses e apoiar uma execução mais eficiente da vacinação, respeitando as especificidades dos territórios de difícil acesso.

O médico-veterinário da FVS-RCP, Deugles Pinheiro, apontou que a população indígena apresenta maior vulnerabilidade aos agravos relacionados a animais. O modo de vida em áreas de floresta amplia o contato com morcegos e outros mamíferos silvestres, além da exposição a animais peçonhentos.

Esquema vacinal e condutas após exposição

A profilaxia pré-exposição antirrábica humana é composta por duas doses: a primeira no dia da aplicação (dia 0) e a segunda a partir de sete dias após a primeira. Em caso de mordida ou arranhadura após a pré-imunização, o organismo já possui anticorpos e será necessária apenas a aplicação de duas doses de reforço, conforme a profilaxia pós-exposição, favorecendo uma resposta imunológica mais rápida.

A orientação técnica da FVS-RCP é que a vacinação ocorra preferencialmente até o final do período chuvoso, quando os níveis dos rios facilitam o acesso às comunidades. Após a reunião técnica, os municípios devem encaminhar, em até 30 dias, os dados das áreas mapeadas, possibilitando o início da vacinação no menor prazo possível.

Assuntos nesse artigo:

#fvsrcp, #amazonas, #amazonialegal, #profilaxiapreexposicaoantirrabica, #raiva, #vacina, #vacinacao, #criancasadolescentes, #comunidadesribeirinhas, #indigenas, #quilombolas, #areasrurais, #morcegoshematofagos, #imunizacao, #mapeamento, #logistica, #doses, #ministeriodasaude, #periodochuvoso, #dsei

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Manaus reforça prevenção às ISTs durante o Carnaval com preservativos, testes e tratamentos gratuitos nas unidades de saúde
Próximo artigo Comissão aprova mudanças na Lei Maria da Penha para afastar agressores de vítimas no serviço público

Mais notícias desta categoria

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

17 horas atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

19 horas atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

19 horas atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

19 horas atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás

Com mais de 5 mil participantes, Polícia Militar do Amazonas realiza 40ª Edição da Corrida Tiradentes

2 dias atrás

No Dia dos Povos Indígenas, Cosama destaca impacto do Projeto Água Boa no interior do Amazonas

2 dias atrás

PMAM – 189 anos: Projeto de equoterapia fortalece inclusão e atende crianças no Amazonas

2 dias atrás

Durante celebração dos 189 anos da PMAM, governador interino Roberto Cidade destaca mais de R$ 1 bilhão em investimentos na segurança pública

2 dias atrás

Com mais de 600 leitos, CHS torna-se o maior complexo hospitalar do Norte do país

3 dias atrás
Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins
Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado
Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer
Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado
Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?