Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Amazon Poranga Fashion celebra a diversidade e protagonismo 50+ em noite de moda e arte no Largo de São Sebastião
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Amazon Poranga Fashion celebra a diversidade e protagonismo 50+ em noite de moda e arte no Largo de São Sebastião
Governo do Amazonas

Amazon Poranga Fashion celebra a diversidade e protagonismo 50+ em noite de moda e arte no Largo de São Sebastião

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Evento destacou o protagonismo dos alunos 50+ do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro e reuniu mais de 3 mil pessoas em uma noite de homenagens, cultura e valorização da moda autoral amazônica

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Na noite de sexta-feira (03/10), o Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, transformou-se em uma grande passarela a céu aberto durante a terceira edição do Amazon Poranga Fashion (APF). O evento gratuito, que reúne desfiles, música, exposições e performances artísticas, teve como destaque a homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrando o talento, a Vitalidade e a presença da terceira idade no universo da moda e das artes.

Na abertura, o público foi surpreendido com uma programação especial protagonizada pelos alunos das turmas 50+ do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, que encantaram com apresentações de teatro, coral, dança e violão. O desfile “Amazon Poranga Fashion 50+” foi um dos momentos mais marcantes da noite, reforçando o protagonismo artístico e a autoestima da pessoa idosa.

Para o maestro e diretor do Liceu, Davi Nunes, a participação do grupo no evento teve um significado especial. “O evento é muito importante porque se comemora o Dia Internacional do Idoso. Para nós do Liceu, que temos um trabalho efetivo com esse público, é essencial viver um momento como esse, ainda mais aqui no Largo, do lado do Teatro Amazonas. Nossos alunos idosos de dança, música e teatro estão muito desejosos de mostrar o que têm aprendido e desenvolvido lá no Liceu”, destacou.

Entre as apresentações, as turmas de dança 50+ brilharam com coreografias que empolgaram o público. A instrutora Leila Alves, responsável pelos grupos de dança da melhor idade, ressaltou a importância desse trabalho.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“O trabalho com a melhor idade não é tão fácil, porque eles têm limitações fisiológicas e de rotina, mas cada aluno é único. O mais bonito é ver o potencial de cada um para fazer arte e dança”, afirmou.

A aluna Arlene Suzana expressou a emoção de subir ao palco pela primeira vez para homenagear o público idoso.”É uma experiência única. Quem dança se sente mais feliz, vive mais. Estou muito lisonjeada de fazer parte dessa equipe, é uma gratificação enorme”, contou emocionada.

O evento também foi motivo de alegria e inspiração. A aposentada Marli da Silva destacou que iniciativas como essa fazem diferença na vida dos idosos.

“O idoso fica mais à vontade, se sente feliz. A gente precisa sair de casa, participar. Foi uma maravilha, agradeço de coração. Que venham mais eventos assim”, disse.

Além das apresentações do Liceu, a programação da noite contou com a exposição “Tecendo Imagens”, do fotógrafo Pedro furtado, que apresentou seu olhar sobre a moda autoral amazônica. “Essa foi a nossa primeira exposição, e nasceu da ideia de mostrar a moda do norte, a moda autoral amazonense. É uma moda forte, feita por fotógrafos, modelos e designers daqui. Queremos seguir com outras edições do Tecendo Imagens, com diferentes visões”, explicou Pedro.

A programação também teve espaço para a diversidade cultural, com a participação da artista indígena Moy Sateré-Mawé, que emocionou o público ao cantar em homenagem às mulheres do seu povo. “Foi muito bom estar em Manaus mostrando nossa cultura e o canto das mulheres guerreiras Sateré-Mawé. Fazemos parte da organização Bateamã, que fortalece cada mulher do nosso território”, afirmou.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Moda periférica

Encerrando a noite, Guignard, da marca Sem Simpa7ia, destacou a força da moda periférica dentro do evento. “A importância da Sem Simpa7ia é mostrar a resistência da periferia além da moda. Estamos há cinco anos nessa caminhada, e eventos como esse mostram que a gente tem muito a dizer, mesmo sem precisar falar”, disse.

Com curadoria coletiva que inclui o estilista indígena Sioduhi, reconhecido pela Vogue Business como um dos 100 nomes inovadores da moda sustentável, o desfile reuniu mais de 20 marcas autorais da Amazônia, entre elas Sioduhi Studio, Arévola Gallery, Dezenove Setenta, além de criadores de Parintins e Barreirinha, que apresentaram peças produzidas por comunidades indígenas e quilombolas.

Em sua terceira edição, o Amazon Poranga Fashion reuniu mais de 3 mil pessoas, reafirmando o potencial criativo e a força da economia criativa amazônica.

A programação continua neste sábado, (04/10), a partir das 17h, no Largo de São Sebastião, com a segunda e última noite de desfiles e apresentações artísticas. O público poderá conferir novas performances, exposições e a presença de marcas autorais da moda amazônica que unem sustentabilidade, ancestralidade e inovação. A entrada é gratuita, e a organização convida todos a prestigiarem esse grande encerramento que celebra a criatividade e a diversidade da Amazônia.

O post Amazon Poranga Fashion celebra a diversidade e protagonismo 50+ em noite de moda e arte no Largo de São Sebastião apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Centro de Cooperação da Cidade recebe visita do Clube de Desbravadores Leões Celestiais
Próximo artigo Expoagro 2025: Idam e Afeam realizam assinatura de contratos de crédito rural no valor de R$ 1,5 milhão

Mais notícias desta categoria

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

2 horas atrás

Amazonas mobiliza municípios contra avanço das arboviroses

2 horas atrás

FVS-RCP orienta 62 municípios do Amazonas sobre vigilância e controle das arboviroses no período sazonal

2 horas atrás

CBMAM e Associação Comercial do Amazonas firmam parceria para formação de brigadistas e ampliar segurança em estabelecimentos comerciais

21 horas atrás

Corpo de Bombeiros vai formar brigadistas em parceria com a Associação Comercial do Amazonas

21 horas atrás

Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais

23 horas atrás

Acadêmicos da UEA visitam obras do Prosai Parintins e conhecem avanços do programa no município

23 horas atrás

Dia da Consciência Negra: Escolas Estaduais combatem o racismo estrutural por meio de palestras e atividades culturais

23 horas atrás

Dia da Consciência Negra: Morador de quilombo, em Manaus, tem assistência do Melhor em Casa

24 horas atrás

Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana

24 horas atrás

Festival Batalha da Hora reúne programação gratuita de hip hop em Manaus nos dias 22 e 23 de novembro

1 dia atrás

Festival Batalha da Hora movimenta Manaus com hip hop, breaking e arte urbana no fim de semana

1 dia atrás
Feirão do Pescado em Manaus terá venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu nos dias 28 e 29 de novembro com valores definidos
Incineração de drogas no Amazonas destrói quatro toneladas apreendidas em 2025 e reforça operações estaduais
Projeto Mulheres Rurais inicia produção de mudas de cacau e açaí em Boa Vista do Ramos e beneficia 30 agricultoras
Amazonas Band faz concerto gratuito dedicado à música afro-brasileira no Teatro da Instalação em Manaus
Polícia Civil do Amazonas apreende mais de uma tonelada de maconha skunk e calcula prejuízo de R$ 44,4 milhões ao narcotráfico
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?