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Lendo: AM-070: rodovia duplicada cria perspectiva de crescimento na Região Metropolitana de Manaus
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Governo do Estado

AM-070: rodovia duplicada cria perspectiva de crescimento na Região Metropolitana de Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 6 de janeiro de 2022
4 Min Lidos
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FOTOS: Bruno Zanardo e Arthur Castro/SecomPrincipal estrada a interligar Manaus a municípios da Região Metropolitana, a rodovia Manoel Urbano, conhecida como AM-070, deve impulsionar a economia na região, beneficiando setores como a produção agrícola, a indústria ceramista, a construção civil e o turismo. Inaugurada pelo governador Wilson Lima, em dezembro do ano passado, a duplicação da estrada era um sonho antigo da população.
Há 59 minutos
Por Agência Amazonas

Inaugurada no ano passado pelo governador Wilson Lima, estrada foi duplicada em mais de 78 quilômetros

De acordo com o governador, a modernização da AM-070 representa desenvolvimento socioeconômico para a região, sendo um atrativo para novos investimentos e, consequentemente, para geração de mais emprego e renda para a população. A rodovia duplicada melhora a logística de escoamento da produção agrícola e da indústria ceramista da região, além do turismo.

A duplicação e modernização da AM-070 beneficiam diretamente os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão e, indiretamente, Beruri, Caapiranga e Anamã. Juntas, as localidades reúnem uma população de mais de 200 mil habitantes.

Ao trafegar pela estrada, é comum verificar placas com anúncios de novos loteamentos e unidades habitacionais, uma demonstração do potencial da região na construção civil. As boas condições da estrada também facilitam o escoamento da produção agrícola na região e a produção de tijolos, que tem Manaus como principal mercado consumidor.

“É uma das estradas com sinalizações mais modernas do Brasil, que só é verificada e colocada em grandes avenidas, grandes estradas. Hoje a rodovia está segura para trafegar, é claro que cada um também tem que fazer a sua parte respeitando os limites de velocidade”, acrescentou Lima.

Obra – Quem vê a estrada em boas condições pode não ter ideia da verdadeira epopeia para a obra ser finalizada. Iniciada há oito anos, a obra passou pela mão de quatro governadores até ser concluída. Quando pegou a missão, em 2019, Wilson Lima recebeu a obra com pouco mais de 40% de execução, e determinou prioridade no avanço do projeto, que consumiu R$ 430 milhões em investimentos.

O turismo também ganha com a facilidade de se chegar até belezas naturais como as praias do Açutuba e do Japonês, em Iranduba, e o arquipélago de Anavilhanas, em Novo Airão. Além disso, houve melhoria no acesso a hotéis, pousadas e praias e outros atrativos em cidades como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

“Nós fizemos quase 60% da rodovia, e o trecho que nós fizemos é muito mais difícil, porque teve uma terraplanagem e um movimento de terra muito maior do que o anteriormente inaugurado. Nós encontramos a rodovia praticamente inoperante e nós construímos, reconstruímos”.

Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). O titular da pasta, Carlos Henrique Lima, destacou que as equipes desempenharam o serviço em uma das zonas com maior dificuldade. Mais de 10 mil empregos diretos e indiretos foram gerados com as obras. Para ele, a rodovia é um marco na história do Amazonas.

Tags:AnamãBeruriCaapirangaGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoIrandubaManacapuruManausNovo AirãoWilson Lima
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