Alunos do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), representados pelos times ‘Provado por AC’ e ‘Shine Like A*’, conquistam a primeira colocação na XXVIII Maratona da SBC de Programação que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, em Chapecó (SC). A professora Rosiane Freitas do Icomp esteve coordenando os alunos, motivando-os para novas possibilidades e habilidades na competição.
A equipe ‘Provado por AC’ conquistou o 1ª lugar do Norte e, ambas as equipes do IComp, estão entre as 100 melhores da América Latina. O IComp celebra este momento de vitória e parabeniza os alunos, Thailsson Clementino, Fernando Ventilari, Jônatas Lima, Raquel Folz, João Bessa, Navab Salehi e a professora Rosiane de Freitas, que esteve na coordenação das equipes na Maratona.
Sobre a Maratona
Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais da competição de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do evento.
Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano, observa-se que as instituições de ensino e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam do evento.
Várias instituições de ensino superior do Brasil desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times para competir na Maratona de Programação, e os melhores na Final Nacional (regional sul-americana) são selecionados para participarem das Finais Mundiais do evento.