Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Alunos do Ceti Áurea Braga participam de ação de educação cidadã promovida pelo STF
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Alunos do Ceti Áurea Braga participam de ação de educação cidadã promovida pelo STF
Governo do Amazonas

Alunos do Ceti Áurea Braga participam de ação de educação cidadã promovida pelo STF

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Em pauta, noções de direitos, deveres, democracia e da Constituição Federal foram debatidos com os estudantes

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Mais de 270 alunos do Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na zona oeste de Manaus, foram os protagonistas do aprendizado de uma atividade proporcionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio do projeto “STF na escola”, os discentes tiveram contato com noções de Cidadania, direitos, deveres e ordenamento social a partir da comitiva da Suprema Corte.

Com abrangência nacional, o projeto do STF acontece desde fevereiro de 2023 e visa explicar, para os estudantes de todo o país, o papel também da democracia e Constituição Federal. O encontro em Manaus, aconteceu na sexta-feira (1º/11). De acordo com Edilene Pinheiro, secretária executiva-adjunta da Capital da Secretaria de educação, o tema deve ser bastante disseminado.

“Também formamos cidadãos, então é uma honra receber a comitiva do STF em nossa escola para debater sobre isso. Foi uma atividade muito proveitosa”, ressaltou a secretária.

Cronograma

Em recepção à comitiva da Suprema Corte, liderada pela juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins, os alunos do Ceti Áurea Pinheiro dramatizaram o poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, em alusão às reflexões do mês da consciência negra. Depois da reflexão sobre o racismo na sociedade brasileira, foi a vez da juíza propor um momento de reflexão.

“A gente conversa sobre os direitos e deveres fundamentais para que esses jovens sejam nossos aliados na defesa da Constituição e da democracia. Eles são nossos aliados visando um futuro melhor, por isso buscamos esse caminho”, destacou a juíza-ouvidora do STF.

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Entre os alunos participantes, Caio Javan, 17, enfatizou sobre o aprendizado de algumas noções democráticas das quais ele ainda não tinha acesso. O momento, de acordo com o estudante, foi importante também para os seus colegas.

“É sempre bom saber sobre as leis do nosso país, sobre como Podemos correr atrás dos nossos direitos, reivindicar aquilo que é nosso. É só com essa consciência coletiva que construímos um país melhor”, compartilhou o aluno.

O STF na escola já esteve nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Além da dramatização do poema de Castro Alves, os estudantes do Amazonas também apresentaram, no encerramento, uma coreografia simulando um ritual indígena, embalado pelo ritmo do boi-bumbá amazonense.

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A visita foi organizada em parceria com a juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível de Manaus e juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de justiça (CNJ), e com a Secretaria de educação e Desporto Escolar do Amazonas.

O post Alunos do Ceti Áurea Braga participam de ação de educação cidadã promovida pelo STF apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Busca Ativa em Novo Airão oferece ferramentas de acesso aos editais da Lei Aldir Blanc
Próximo artigo Órgãos de Segurança e Fiscalização dão início à Operação Hagnos e realizam CIF no interior do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Governo Presente registra mais de 7,1 mil atendimentos em Manaus com serviços de saúde e cidadania

14 horas atrás

Concurso Ipaam em Manaus atrai mais de 23 mil inscritos e oferece 140 vagas com salários de até R$ 11,6 mil

14 horas atrás

Ensaio dos Bumbás 2026 abre temporada em Manaus com Caprichoso e Garantido em 28/03

14 horas atrás

Vila Aberta Para Todos marca 15ª edição na Vila Olímpica de Manaus e celebra 36 anos do espaço esportivo

17 horas atrás

Mega Castracao Amazonas mobiliza equipes e tecnologia para mais de 2 mil castracoes em oito horas no Centro de Manaus

17 horas atrás

Polícia prende em flagrante homem investigado por homicídio qualificado em Alvarães após morte de jovem

17 horas atrás

Sine Amazonas divulga 149 vagas de emprego e orienta sobre cadastro presencial e online

17 horas atrás

Homem é preso por violência doméstica em Eirunepé após ferir companheira na perna

17 horas atrás

Programa Governo Presente realiza 1.218 atendimentos e entrega 317 óculos a moradores de Manaus

1 dia atrás

Temporada bovina impulsiona vendas de artesãs na Feira de Economia Criativa durante Governo Presente no Amazonas

1 dia atrás

Governo Presente leva mais de 30 serviços gratuitos ao Centro de Convivência da Família em Santo Antônio, Manaus

1 dia atrás

Vigilância em saúde reforça educação e serviços na zona oeste de Manaus durante ação do Governo Presente

1 dia atrás
Simpósio de Segurança Pública na Amazônia reúne 600 participantes e integra pesquisa à prática na área
Governo do Amazonas abre inscrições para o Conselho Estadual de Juventude com prazo até 9 de abril de 2026
Amazonas sanciona lei que prioriza compra do café Robusta Amazônico e impulsiona produção local
Anuário da Segurança Pública aponta redução de homicídios e guia planejamento no Amazonas
Amazonas reafirma protagonismo no setor energético com Amazonas Óleo, Gás e Energia e amplia conexões comerciais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?