O projeto Suframa nas Escolas foi apresentado a um grupo de 19 alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na manhã desta terça-feira (11), em Manaus. A ação foi realizada na própria sede da Autarquia como parte do componente curricular de estudos para a formação dos estudantes no curso técnico de Administração.
Na conversa, os futuros técnicos – que integram a unidade do Cetam no conjunto Galileia, bairro Cidade Nova, zona Norte – receberam informações sobre a Suframa, os incentivos fiscais e a finalidade do modelo Zona Franca de Manaus, nos aspectos econômico, social e ambiental, com abrangência nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, além das cidades de Macapá e Santana, no Amapá.
Em relação à Suframa, a servidora Ester Amaral, do Gabinete da Superintendência, explanou sobre a missão institucional e a importância do modelo ZFM para o desenvolvimento da região e do próprio País.
Já o administrador público e também servidor da Suframa (Ouvidoria) Vitor Lopes, complementou ao repassar as experiências vividas por ele na área da administração pública, como técnico do município, do estado e agora em nível federal, para sintetizar como funciona a administração dos incentivos.
“Foi um encontro enriquecedor. É daqui que os alunos vão poder extrair boas lições, realizar atividades extracurriculares e fechar o componente do curso deles de formação técnica de administração, com foco em administração pública”, destacou a professora da turma responsável pela visita técnica, Cristiane Souza, que ao final da atividade, recebeu um exemplar do livro “Modelo de Desenvolvimento Zona Franca de Manaus: História, Conquistas e Desafios”, de autoria da professora, jornalista e escritora Etelvina Garcia.
Conhecimento
Jéssica Gomes da Silva, 22 (terceira, da esquerda para a direita na foto abaixo), foi um dos destaques entre os participantes da palestra. Além de arriscar algumas perguntas, ela também respondeu a questionamentos importantes, demonstrando que estava bem atenta às apresentações e à relevância da temática para a formação do grupo. “A gente adquiriu e levamos daqui bastante conhecimento. Já tínhamos adquirido isso junto à iniciativa privada, mas, hoje, a experiência aumentou nesse contato com a iniciativa pública. E foi muito bom”, comemorou a estudante.
Sobre o projeto
Idealizado e coordenado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus, o projeto Suframa nas Escolas tem o objetivo de promover palestras informativas em instituições de ensino com o intuito de disseminar junto aos estudantes finalistas do nível médio, as informações acerca do que é a Suframa, do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e da importância de ambos para a região e o País, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.