Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Projeto com cerca de 200 estudantes do 6º ano resultou em mais de 50 kamishibais autorais integrando literatura amazônica e japonesa.

A escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue professor Djalma da Cunha Batista realizou, nesta terça-feira (25/11), a culminância do projeto interdisciplinar Multiletramento: uma sequência didática de Kamishibai, desenvolvido com cerca de 200 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Durante o evento foram apresentados mais de 50 Kamishibais autorais, resultado de atividades que integraram literatura, arte, língua portuguesa, língua japonesa e ações lúdicas.

Origem e metodologia

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Pibid, da Capes, e teve o Kamishibai, tradicional ‘teatro de papel’ japonês, como ponto de partida para trabalhar leitura, oralidade, escrita e expressão artística. A proposta foi idealizada pela professora de Língua Portuguesa Anaylle Queiroz, com apoio de graduandos dos cursos de licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Japonesa e artes.

De acordo com a equipe pedagógica, os estudantes consumiram contos japoneses e amazônicos, participaram de aulas de leitura, interpretação e escrita e produziram seus próprios contos e ilustrações para apresentação em formato de Kamishibai.

Atividades e dinâmica em sala

Ao longo da sequência didática foram realizadas atividades gamificadas para aproximar os estudantes das diferentes linguagens. Entre as dinâmicas realizadas estiveram gincanas com desafios como ‘ovo na colher’, ‘estoura balão’, caças a palavras japonesas, circuitos de corrida e jogos de perguntas e respostas. Essas iniciativas visaram tornar o aprendizado mais interativo e reforçar habilidades de leitura e expressão.

Após semanas de trabalho coletivo e individual, os alunos produziram em sala mais de 50 peças autorais, com contos, ilustrações e apresentações inspiradas tanto em narrativas japonesas quanto em histórias amazônicas.

Reconhecimento

Entre os trabalhos apresentados, o Kamishibai intitulado O Verso Queimado, criado pela estudante Fernanda Nascimento, de 13 anos, foi eleito vencedor do concurso interno promovido pela escola. A obra narra a história de dois melhores amigos que sofrem uma maldição após lerem um poema proibido.

Fernanda informou que o conto foi criado em homenagem à mãe, que é escritora e sua principal inspiração. A aluna afirmou ainda que desenha desde os dois anos e que sempre gostou de inventar histórias. ‘Criar meu Kamishibai foi divertido do início ao fim, e fiquei muito feliz em dedicar essa história à minha mãe. Meu sonho é ser uma mangaká famosa, então esse projeto foi muito especial para mim’, disse a estudante.

Assuntos nesse artigo:

#kamishibai, #eeti, #bilingue, #djalma, #cunha, #batista, #pibid, #capes, #literatura, #japonesa, #amazonica, #alunos, #estudantes, #fernanda, #versoqueimado, #mangaka, #ilustracao, #escrita, #gincanas, #multiletramento

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ligue 180: Central de atendimento à mulher no Amazonas registrou mais de 2,2 mil atendimentos em 2025
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça mobilidade com recuperação viária na avenida Nathan Xavier nesta terça 25/11

Mais notícias desta categoria

Feira científica no Alto Solimões incentiva estudantes indígenas a considerar carreira científica e acesso ao ensino superior

37 minutos atrás

Sejusc realiza confraternizações em centros socioeducativos para reforçar ressocialização e convívio familiar no Amazonas

1 hora atrás

Governador Wilson Lima assina termo para implantar polo de datacenters no Amazonas e avaliar infraestrutura digital

3 horas atrás

Governo do Amazonas assina termo para implantar polo de data centers e orientar soberania digital

3 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia investimentos do FPS de R$ 25 milhões em projetos sociais e primários

20 horas atrás

Estados da Amazônia Legal discutem financiamento climático, REDD+ e combate ao desmatamento em São Luís

20 horas atrás

Operação Carga Pesada do Detran-AM registra aumento de autuações e remoções entre janeiro e novembro de 2025

20 horas atrás

Prodam participa de seminário sobre data centers soberanos e sustentáveis no Amazonas e detalha formação profissional

20 horas atrás

Mulher fica trancada dentro de supermercado em Petrópolis, zona Sul de Manaus por mais de uma hora na noite de 17/12

20 horas atrás

Refis 2025 do Amazonas permite descontos de até 95% e adesão vai até março de 2026

22 horas atrás

Arsepam fiscaliza transporte intermunicipal em Careiro da Várzea e emite oito autos de constatação

22 horas atrás

Comércio exterior do Amazonas soma US$ 1,2 bilhão em novembro e reforça Polo Industrial de Manaus

22 horas atrás
Planificação da atenção à saúde do Amazonas é destaque em conferência nacional em Brasília com redução na mortalidade materna
Webinar no Amazonas aborda panorama epidemiológico da mortalidade materno-infantil e raça/cor
Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus
Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?