Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

49 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Projeto com cerca de 200 estudantes do 6º ano resultou em mais de 50 kamishibais autorais integrando literatura amazônica e japonesa.

A escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue professor Djalma da Cunha Batista realizou, nesta terça-feira (25/11), a culminância do projeto interdisciplinar Multiletramento: uma sequência didática de Kamishibai, desenvolvido com cerca de 200 estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Durante o evento foram apresentados mais de 50 Kamishibais autorais, resultado de atividades que integraram literatura, arte, língua portuguesa, língua japonesa e ações lúdicas.

Origem e metodologia

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Pibid, da Capes, e teve o Kamishibai, tradicional ‘teatro de papel’ japonês, como ponto de partida para trabalhar leitura, oralidade, escrita e expressão artística. A proposta foi idealizada pela professora de Língua Portuguesa Anaylle Queiroz, com apoio de graduandos dos cursos de licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Japonesa e artes.

De acordo com a equipe pedagógica, os estudantes consumiram contos japoneses e amazônicos, participaram de aulas de leitura, interpretação e escrita e produziram seus próprios contos e ilustrações para apresentação em formato de Kamishibai.

Atividades e dinâmica em sala

Ao longo da sequência didática foram realizadas atividades gamificadas para aproximar os estudantes das diferentes linguagens. Entre as dinâmicas realizadas estiveram gincanas com desafios como ‘ovo na colher’, ‘estoura balão’, caças a palavras japonesas, circuitos de corrida e jogos de perguntas e respostas. Essas iniciativas visaram tornar o aprendizado mais interativo e reforçar habilidades de leitura e expressão.

Após semanas de trabalho coletivo e individual, os alunos produziram em sala mais de 50 peças autorais, com contos, ilustrações e apresentações inspiradas tanto em narrativas japonesas quanto em histórias amazônicas.

Reconhecimento

Entre os trabalhos apresentados, o Kamishibai intitulado O Verso Queimado, criado pela estudante Fernanda Nascimento, de 13 anos, foi eleito vencedor do concurso interno promovido pela escola. A obra narra a história de dois melhores amigos que sofrem uma maldição após lerem um poema proibido.

Fernanda informou que o conto foi criado em homenagem à mãe, que é escritora e sua principal inspiração. A aluna afirmou ainda que desenha desde os dois anos e que sempre gostou de inventar histórias. ‘Criar meu Kamishibai foi divertido do início ao fim, e fiquei muito feliz em dedicar essa história à minha mãe. Meu sonho é ser uma mangaká famosa, então esse projeto foi muito especial para mim’, disse a estudante.

Assuntos nesse artigo:

#kamishibai, #eeti, #bilingue, #djalma, #cunha, #batista, #pibid, #capes, #literatura, #japonesa, #amazonica, #alunos, #estudantes, #fernanda, #versoqueimado, #mangaka, #ilustracao, #escrita, #gincanas, #multiletramento

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça mobilidade com recuperação viária na avenida Nathan Xavier nesta terça 25/11

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

40 minutos atrás

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

44 minutos atrás

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

46 minutos atrás

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

52 minutos atrás

Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável

4 horas atrás

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas das 8h às 14h nesta quarta-feira

4 horas atrás

Recital de violão da RSCA Guitar Class reúne jovens músicos no Palácio Rio Negro nesta quarta-feira

4 horas atrás

Hemoam lança Hemodoador para doadores consultarem exames, emitir declarações e agendar

4 horas atrás

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

5 horas atrás

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

5 horas atrás

Vivência Arte na Mata fortalece cadeias da economia criativa na Flona do Purus em atividades de campo

5 horas atrás

Delegação amazonense conquista 35 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2025 e registra oito recordes escolares

5 horas atrás
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes registra 2,35 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025 e supera pico de 2019
Detran-AM abre inscrições para 460 vagas em cursos detran-am gratuitos de trânsito e formação em dezembro
Beneficiária do Nota Fiscal Amazonense ganha prêmio no 100º sorteio e dará entrada na casa própria
Secretário do Amazonas participa de reunião no Planalto para ampliar exportações do Amazonas e atrair investimentos
SSP-AM e UEA promovem 1º Fórum Amazonense de Prova Pericial em Manaus nos dias 27 e 28 de novembro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?