Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Alunos da zona rural participam da classificatória para as Municipíadas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Alunos da zona rural participam da classificatória para as Municipíadas
Manaus

Alunos da zona rural participam da classificatória para as Municipíadas

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com a participação de aproximadamente 500 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 17/5, a abertura dos jogos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural. As modalidades em disputa são futsal, atletismo, vôlei de praia e queimada, no masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil, classificatórios para a 24ª Municipíadas, nos meses de agosto e setembro.

A competição segue até esta quinta-feira, 18/5, com a presença de 10 unidades de ensino, na quadra da escola municipal Abílio Alencar, na AM 010, quilômetro 35, e no City Park Club, no quilômetro 32 da mesma rodovia.

Esses jogos têm o objetivo de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento das habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos.

O coordenador de educação física da DDZ Rural, Alceni Lucas, responsável pela competição na divisão distrital, disse que os jogos vão além da disputa, pois trabalham também a socialização entre alunos e educadores.

“Essa fase classificatória aqui na AM 010 é o quarto polo. É muito importante a gente trazer o esporte educacional para os nossos alunos. O grande objetivo é trabalhar um pouco a saúde física e mental de nossos alunos para que eles possam ir bem dentro da sala de aula também. A Divisão Rural tem muitas particularidades, por isso nós procuramos trazer esses jogos até as escolas rurais para que os estudantes tenham essa oportunidade de praticar esporte”, contou.

Campeã no futsal no ano passado, a aluna do 8º ano da escola Abílio Nery, Gabriela do Carmo Sousa, de 14 anos, está confiante em mais um bom resultado.  Para ela, representar a unidade de ensino, mais uma vez, é muito especial.

“Foi bem legal ganhar ano passado, porque a outra equipe era muito forte, mas conseguimos vencer. É muito legal participar dos jogos, para mim é um sonho jogar aqui. A gente brinca, faz exercícios e temos a participação de quase todos os alunos. É muito bom praticar o esporte, temos até um campo de futebol próximo da escola”, disse.

A escola municipal João Paulo II, no ramal Chico Mendes, quilômetro 1, no bairro Puraquequara, zona rural, participa dos jogos no futsal e atletismo, nos naipes masculino e feminino, no mirim, infantil e juvenil, com aproximadamente 80 alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo a professora de educação física, Zaire Fernandes, a competição tem papel fundamental no desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

“Esse é um momento muito ímpar para os alunos, onde passam um ano esperando pelos jogos. É de extrema importância a participação deles, por isso nossa escola faz questão de participar em todas as modalidades, porque os alunos não têm isso em momento algum, por ser uma escola de zona Rural. A nossa escola sempre participa, sempre se destaca, inclusive fomos campeões das Municipíadas em 2012. Temos sempre a parceria dos pais e do gestor, mas nunca deixamos de participar”, explicou.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAE6AD

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ao inibir “rolezinho”, Detran Amazonas remove dez motocicletas durante operação
Próximo artigo Passe Livre Estudantil resgata alunos e diminui evasão escolar

Mais notícias desta categoria

PMM promove caminhada e lança projeto ‘Vamos Conversar?’

12 horas atrás

PMM encerra InRede com lições manauenses para o Brasil

17 horas atrás

PMM informa locais das Unidades Móveis da Saúde da Mulher

17 horas atrás

Sine Manaus oferta 442 vagas de emprego nesta segunda, 29/9

20 horas atrás

PMM realiza 1ª ‘Expo + Solidária & Empreendedorismo’

1 dia atrás

PMM certifica 28 alunos no encerramento do programa Empretec

2 dias atrás

PMM registra mais de 5 mil atendimentos no 4º Manaus Cidadã

2 dias atrás

NOTA DE PESAR – Ednelson dos Santos Barbosa

2 dias atrás

Com realização da Prefeitura de Manaus, institutos da InREDE destacam parcerias estratégicas para financiar e transformar cidades do Brasil

2 dias atrás

Prefeitura promove edição especial do ‘Bolerão no Parque’

2 dias atrás

Prefeitura informa interdição viária para obras de gasoduto

2 dias atrás

Dia 2 do InREDE é marcado por debate sobre o futuro urbano

3 dias atrás
Sinalização de radares e lombadas eletrônicas atende resolução
Prefeitura intensifica limpeza de igarapés em Manaus diante da chegada do inverno amazônico
Prefeitura de Manaus define ações da Campanha Nacional de Multivacinação para a capital
Equipes da PMM recebem orientações sobre primeiros socorros
Manaus deve fechar ano com 40% de cobertura de esgotamento sanitário
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?