Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Alunos da rede municipal apresentam curtas produzidos em projeto audiovisual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Alunos da rede municipal apresentam curtas produzidos em projeto audiovisual
Prefeitura de Manaus

Alunos da rede municipal apresentam curtas produzidos em projeto audiovisual

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

 

Com o propósito de estimular nos estudantes da rede municipal de ensino habilidades e experiências voltadas ao conhecimento da arte e da cultura, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nesta sexta-feira, 3/6, a apresentação de curtas metragens do projeto “Cinema na Escola”. O evento ocorreu na escola municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio, localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, que atende 1.298 alunos.

O projeto Cinema na Escola consistiu em uma oficina de técnicas para produção audiovisual contemplada no edital “Manaus Faz Cultura”, coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão colegiado ligado à Manauscult.

IMG 9624

Na ocasião, os estudantes realizaram a exibição dos curtas desenvolvidos na escola, que foram: “Meu herói”; “O bilhete”; “Espaço na escola”; “Itachi”; “Cinema na escola”; “Doc Introdução”, cada um com tempo de exibição variando de 5 a 7 minutos.

Os alunos da unidade de ensino tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de desenvolvimento de um curta metragem, desde a pré-produção, produção e pós-produção, além de desenvolver o próprio roteiro, ter noção sobre o manuseio de uma câmera, como enquadramento, planos cinematográficos, fundamentos de edição e montagem.

“Esse projeto vem contribuir para a formação dos alunos, porque além das técnicas de filmagens, eles também puderam conhecer mais sobre os textos narrativos para contar histórias. Além disso, foi feito um trabalho de interdisciplinaridade com os professores de língua portuguesa e matemática. Ou seja, tudo isso estimulou também aqueles alunos que não tinham tanto interesse em participar das aulas”, observou.

A gestora da escola, Erleane Ferreira, comentou que o projeto contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes.

“A escola nos acolheu de braços abertos e começamos a desenvolver as atividades a partir do conhecimento que os alunos tinham previamente sobre audiovisual e cinema. Com esse projeto, queríamos utilizar o cinema como ferramenta pedagógica e acredito que alcançamos o objetivo pretendido”, afirmou.

Para o produtor audiovisual, Jorge Augusto Santos, responsável pela execução das oficinas, o projeto foi uma experiência significativa que contribuiu para a criatividade e o exercício da arte entre os estudantes.

“Antes eu não sabia mexer em computador, mas aprendi como editar as cores do filme e fazer pequenas edições. Eu descobri um talento e gostei de participar”, comentou o aluno.

Um dos alunos destaques foi o estudante do 6° ano Caio Lucas Carvalho, 12 anos, que contou que foi uma experiência incrível participar da produção do curta.

As oficinas ocorreram no decorrer de duas semanas, de modo intensivo com uma turma pela manhã e outra à tarde, do dia 21/3 a 1°/4. No total, participaram 80 alunos, do 6° ao 9° ano, que tiveram acesso a equipamentos profissionais utilizados em grandes produções, como câmeras digitais, lentes objetivas intercambiáveis, gravadores de som de 4 canais, microfones direcionais, além de um drone para imagens aéreas.

Cronograma

Texto – Andrew Ericles/ Semed

— — —

The post Alunos da rede municipal apresentam curtas produzidos em projeto audiovisual appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Foto – Emerson Santos/ Semed

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Oportunidade de investimentos para startups é tema do podcast de empreendedorismo da Prefeitura de Manaus
Próximo artigo Prefeitura participa da abertura oficial da campanha de combate ao trabalho infantil

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

12 meses atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

12 meses atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

12 meses atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?