Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Alunos da rede estadual se aproximam da cultura dos povos indígenas por meio de projeto interdisciplinar
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Alunos da rede estadual se aproximam da cultura dos povos indígenas por meio de projeto interdisciplinar
Gestão EstadualPolítica

Alunos da rede estadual se aproximam da cultura dos povos indígenas por meio de projeto interdisciplinar

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 3 de abril de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar

Em aula prática, estudantes visitaram a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn)

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus, visitaram a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn), no bairro Aleixo, zona centro-sul da cidade. A atividade de aula prática, de terça-feira (02/04), integra a programação de um projeto interdisciplinar planejado pela escola em dezembro de 2023.

A aula prática foi complementar às atividades já desenvolvidas no ambiente escolar. A partir da união entre as aulas teóricas e de campo, a ideia é encerrar o projeto, no dia 12 de abril, com apresentação de objetos da cultura indígena, que serão confeccionados pelos próprios alunos.

“Essa atividade compreende dois momentos: na sala de aula, porque a discussão não termina, nem começa nos eventos; e, a partir da sala de aula, é que vem essa programação [na prática]. Já tivemos debates na escola, rodas de conversa e apresentação de documentários para iniciar essa temática”, explicou o professor de Ensino Religioso, Manoel Barbosa Neto.

Durante a visita, os alunos conheceram produtos artesanais fabricados pelas associadas, tiraram dúvidas sobre a cultura indígena e sobre a história da associação.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer danças indígenas e alguns dos instrumentos musicais utilizados pelos povos originários. Para a comunidade escolar, foi um momento de aprendizado e descobertas sobre a própria ancestralidade.

“É escondida essa parte da nossa cultura, que está no nosso sangue. Eu achei importante aprender sobre os instrumentos, sobre a história da associação. É importante para que a gente crie laços com as nossas raízes, com o nosso povo e valorizar o que é nosso”, disse a estudante do 8º ano, Ketlen Montenegro, de 13 anos.

“Eu acho muito linda a cultura indígena. É muito importante aprender porque na minha escola tenho dois colegas indígenas e a gente precisa aprender para nos comunicar com eles. Eu espero levar muitas recordações daqui”, disse o estudante Luan Bezerra Peres, 11.

Mulheres indígenas

A Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn) foi fundada em 1987, a partir de um grupo de mulheres indígenas que vivia em Manaus e sofria as consequências da discriminação e do preconceito social. Atualmente, participam do grupo 82 indígenas de dez povos do Alto Rio Negro: Tukano, Desana, Wanano, Tuyuka, Tariana, Mirity-Tapuya, Karapanã, Baré, Arapaso e Pira-Tapuya.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O grupo é mantido pelas próprias associadas, que a cada três anos elegem a mesa diretora. Frequentemente, a associação recebe estudantes de diferentes idades e realiza oficinas que apresentam aspectos da cultura indígena, como a diversidade de línguas, danças e grafismos.

“É importante mostrar nossa cultura para a escola e mostrar nossa riqueza. Os alunos vão conhecer mulheres indígenas que trabalham com o artesanato, que nunca esqueceram a cultura delas. É importante mostrar nossa língua, nossa dança, nossa fala”, disse Joana Montanha Galvão, indígena do povo Desana e vice-presidente da Associação.

Tema transversal

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Conhecer a história e a cultura dos povos indígenas, da Região Amazônica brasileira, é objetivo de um dos temas transversais abordados pelo Ceti Elisa Bessa Freire.

Os assuntos relacionados à temática serão debatidos durante o ano por todos os componentes curriculares, conforme a necessidade de adaptação aos conteúdos e ao cronograma escolar de atividades interdisciplinares.

“Esse é o compromisso de uma educação cidadã-democrática. Nesse compromisso, nós temos que reconhecer a diversidade cultural. Temos que ter ações concretas”, destacou o professor Manoel Barbosa Neto.

O post Alunos da rede estadual se aproximam da cultura dos povos indígenas por meio de projeto interdisciplinar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:capaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Representantes de Unidades de Conservação Estaduais compartilham boas práticas que aliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Famílias beneficiadas pelo Prosamin+ iniciam mudança para o Parque Residencial Maués

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Escolas da rede estadual realizam mutirões para inscrições no Enem 2025

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
5 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Itacoatiara recebe 3,6 toneladas de alimentos do Governo do Amazonas para pessoas vulneráveis

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
5 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas envia Balsa Hospital e Barco São João para apoiar ações de saúde em Anamã

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
5 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?