estudantes de 27 escolas da CDE 6 debateram o Saeb e elaboraram propostas no Ceti Marcantonio Vilaça II.
alunos das 27 escolas da Coordenadoria Distrital de educação 6 (CDE 6), na zona norte, reuniram-se nesta sexta-feira (22/08) no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti Marcantonio Vilaça II), no bairro Cidade Nova, para o 3º Congresso Estudantil. O encontro teve como objetivo ouvir os estudantes sobre o Saeb e recolher propostas para o Saeb 2025, por meio de dinâmicas conduzidas por professores e assessores da coordenadoria.
Os participantes foram divididos em espaços temáticos, onde um professor e um assessor da CDE 6 levantaram desafios e mediaram debates. Durante as atividades, os estudantes trabalharam tópicos como Apoio emocional, Ambientes de estudo, Estrutura física da escola, Desporto escolar, Envolvimento da comunidade escolar, merenda escolar e Material e recursos pedagógicos. A proposta da dinâmica é compilar todas as sugestões em um documento único.
“O importante é que o estudante precisa ser ouvido, então nesse momento nós tiramos o dia para que a gente possa conversar com o estudante, e para que eles compartilhem o que, na ideia dos alunos, possa ser melhorado”, esclareceu o coordenador da CDE6, Augusto Cordeiro.
A coordenadora do Congresso, Danielle Monteiro, afirmou que o processo envolve diferentes atores. “O Saeb é uma construção coletiva, não acontece por parte só da coordenadoria, dos professores, dos pedagogos, ele também é dos estudantes, e hoje os estudantes estão sendo ouvidos para dizer suas propostas em relação ao Saeb”, comentou.
Para a presidente do grêmio estudantil da escola Estadual professor José Bernardino Lindoso, Laura Miller, aluna da 3ª série do ensino médio, oferecer espaço de fala aos estudantes é relevante para o processo educacional. Segundo ela, o encontro ajuda os representantes a adquirir conhecimento e repassá-lo aos colegas. “Essa iniciativa é muito boa, ela faz com que os alunos tenham vontade de lutar por uma causa maior, e no meu caso, que também sonho em ser educadora, justamente por conta dessas iniciativas onde eu vejo que realmente existe uma luta voltada para a educação”, afirmou.
Após os debates em grupo, os alunos elegeram um representante por espaço para apresentar as soluções encontradas. As melhores propostas serão reunidas em um documento unificado e encaminhadas a gestores, diretores e professores das escolas da coordenadoria.