Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Alunos da EE Rofram Bechior brilham durante apresentações culturais em valorização à cultura indígena
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Alunos da EE Rofram Bechior brilham durante apresentações culturais em valorização à cultura indígena
Governo do Amazonas

Alunos da EE Rofram Bechior brilham durante apresentações culturais em valorização à cultura indígena

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Combatendo o preconceito, alunos participaram de noite em celebração à cultura, história e influências dos povos originários

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

alunos da escola Estadual professor Rofran Belchior da Silva, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, participaram, durante todo o mês de maio, do projeto ‘Diversidade dos povos originários: etnias indígenas’. Nesse período, alunos do ensino Regular e da educação de jovens e adultos (EJA) participaram de palestras sobre etnias indígenas e oficinas de artes, com o objetivo de aflorar a reflexão sobre a importância da cultura indígena e afro-brasileira na construção do estado e do país.

A conclusão do projeto aconteceu na noite de quarta-feira (28/05), no pátio da comunidade escolar, com apresentações culturais das turmas de ensino Regular e EJA. Cada turma ficou responsável por apresentar, de maneira artística, uma etnia indígena para o público presente. Para o diretor da escola, José de Arimatéia, ensinar sobre a história e a cultura das etnias indígenas é ensinar a história do Brasil.

“A gente trabalha com palestras educativas, enfatizando que o aluno precisa fazer parte de todo o processo, trazemos as etnias, convidados, para que os alunos possam se inserir na sociedade e desmistificar essa ideia de que o indígena não faz parte de todo o contexto, ressaltar a importância do indígena na sociedade, na educação”, afirmou o diretor.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Valorização educacional

Os alunos iniciaram a apresentação com uma encenação musical retratando a história dos Yanomami, indígenas que vivem no Amazonas e em Roraima, sendo um dos povos que mais sofre com os impactos do garimpo ilegal na Amazônia. Os alunos da turma da 2ª série do ensino médio enfatizaram a inocência das crianças Yanomami e a força do povo em combater o garimpo ilegal e o desmatamento.

Em seguida, alunos da 11ª etapa da EJA apresentaram a cultura do povo Guarani, indígenas com a espiritualidade aflorada, retratando danças e objetos utilizados em seus rituais. Para a professora Grace Lourdes Cardoso, a participação das turmas do turno noturno tornou o projeto ainda mais especial pela inclusão e valorização de todas as turmas.

“É muito importante eles terem a oportunidade de demonstrar as habilidades que eles conseguiram desenvolver ao longo desse processo de formação”, ressaltou a professora.

Os alunos da 10ª etapa da EJA apresentaram os indígenas Ticuna, guardiões das águas do Alto Solimões. Abordando o Ritual da Menina Moça, cultura e tradição indígena foram valorizadas em forma de uma encenação musical. O aluno Geovane Oliveira, que representou o Pajé, líder espiritual das comunidades indígenas, conta que os ensaios foram reduzidos para se adequarem ao tempo disponível dos alunos, que trabalham durante o dia, e estudam durante a noite.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“De uma forma ou outra os ensaios foram proveitosos, nós conseguimos aproveitar bastante o nosso tempo. A maior parte dos alunos é de adultos, então temos muitas obrigações quanto ao trabalho e afazeres de casa, mas com certeza vamos entregar um bom resultado”, destacou o aluno.

Foi representada, também, a etnia Apinajé, com os alunos da 9ª etapa da EJA apresentando as comidas típicas, danças culturais e objetos utilizados pelos indígenas no dia a dia. Os alunos da 1ª série do ensino médio apresentaram os indígenas Sateré-Mawé, retratando o famoso Ritual da Tucandeira. Por fim, os alunos da 2ª série do ensino médio retratraram os indígenas Karajá, destacando o grafismo e o artesanato, tradicionais da etnia.

O post Alunos da EE Rofram Bechior brilham durante apresentações culturais em valorização à cultura indígena apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Escola Balbina Mestrinho realiza gincana especial para o Dia da Família
Próximo artigo Ciama encerra Semana de Integridade e Compliance com ciclo de palestras sobre ética no serviço público

Mais notícias desta categoria

Inclusão sobre Rodas: Governo do Estado segue com entregas domiciliares de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

5 horas atrás

Concerto da cantora Morgana no Teatro Amazonas marca celebração do Dia de Santa Brígida em 1º de fevereiro

5 horas atrás

Prosai Parintins avança com obras habitacionais, mercado e infraestrutura de água e esgoto previstas para 2026 no Amazonas

5 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas pede ajuda para localizar Jaercio José Ferreira Viana desaparecido na avenida Getúlio Vargas

5 horas atrás

Fapeam divulga resultado final do PROPG-EX e amplia apoio a 20 propostas no Amazonas

6 horas atrás

Lafron Tabatinga conquista Selo Prata na Avaliação Externa de Qualidade para exames de HIV, HBV e HCV

6 horas atrás

Forças de segurança do Amazonas intensificam buscas por homicídio de criança em Manaus e região

6 horas atrás

Operação Águia mobiliza 30 cavalos da Polícia Militar do Amazonas no Centro de Manaus

6 horas atrás

Defesa Civil do Amazonas intensifica coordenação com municípios para resposta à Cheia 2026 e redução de impactos

7 horas atrás

Credenciamento aberto para cobertura da 1ª Teia Amazonas no Palacete Provincial até 26 de janeiro

8 horas atrás

Detran-AM alerta sobre golpe com sites falsos que cobram por inscrição na CNH Social do Amazonas

8 horas atrás

Feiras de produtos regionais da ADS em Manaus movimentaram R$ 20 milhões e 8.507 toneladas em 2025

9 horas atrás
Fapeam divulga resultado final do PPSUS com 20 propostas aprovadas e mais de R$ 5 milhões em recursos
FVS-RCP reforça vigilância da qualidade da água com capacitação prática na ETA Ponta das Lajes
Amazonas discute inclusão da profilaxia pré-exposição antirrábica no calendário de vacinação para comunidades de difícil acesso
Redução de homicídios no Amazonas atinge maior queda percentual entre estados em 2025, aponta MJSP
Seas realiza oficina de alinhamento do Auxílio Estadual em 21/01 e define critérios, fluxos e estratégias de atendimento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?