Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Alunos da EE Maria da Luz Calderaro levam exposição de pinturas ao Centro Cultural Palácio da Justiça
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Alunos da EE Maria da Luz Calderaro levam exposição de pinturas ao Centro Cultural Palácio da Justiça
Governo do Amazonas

Alunos da EE Maria da Luz Calderaro levam exposição de pinturas ao Centro Cultural Palácio da Justiça

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Obras retratam “A teoria dos Nós” em diferentes áreas do conhecimento

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

alunos da escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro promovem até 19 de março, a exposição de obras plásticas feitas para a 3ª edição do projeto ‘Expoarte: conhecer para valorizar’. Os cem quadros pintados por estudantes da 1ª a 3ª série do ensino médio estão expostos, desde 26 de fevereiro, no Centro Cultural Palácio da justiça do Amazonas, localizado no Centro de Manaus.

A exposição artística tem como tema “A Teoria dos Nós”, buscando abordar aspectos do cotidiano, relacionando-os à teoria que descreve os nós como um ponto de encontro entre linhas ou curvas, ou seja, um ponto de equilíbrio e intersecção. O evento encerra uma temporada de atividades relacionadas ao tema, que foi trabalhado de maneira interdisciplinar na unidade de ensino.

No fim do último ano letivo, os alunos realizaram a exposição das obras na quadra da escola, após um período de aulas sobre a Teoria dos Nós, além de oficinas de crochê e artesanato. No evento, que também contou com a presença de uma companhia de dança da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e entrega de certificados para os artistas, um verdadeiro circuito artístico foi criado na escola.

“O nome do projeto é Expoarte, mas o nosso tema é Conhecer para valorizar, e é o que nós estamos fazendo aqui, conhecendo e valorizando a arte dos nossos alunos e o talento que eles têm”, disse a professora Socorro Lino, idealizadora do projeto.

Para o diretor da escola, Marcelo Augusto, a Expoarte é importante não só para a valorização do talento dos alunos, mas também para o fortalecimento do vínculo deles com a escola.

“Tem muito quadro bonito, muita coisa legal, os alunos têm uma ideia do que é para ser feito e trabalham em cima dessa ideia, e é assim que surgem os novos artistas”, afirmou o diretor.

Valorização e reconhecimento

A aluna Jhennyfer Ribeiro, 16, da 3ª série do ensino médio, pintou um quadro pela primeira vez na vida para a exposição e reconheceu a escola como o lugar onde pôde começar a se expressar por meio da arte. Jhennyfer retrata que no início foi difícil passar sua ideia para o quadro, mas após as aulas sobre a teoria conseguiu desenvolver a pintura.

“Eu nunca tive a experiência de fazer um quadro, ir à uma exposição, e eu nunca me imaginei assim também. É uma oportunidade única, de verdade”, disse a aluna.

Para quem tem a pintura como hobby, a experiência de expor suas telas para o público pela primeira vez é ainda mais especial. A aluna Anne Gabrielle Pena, 16, da 2ª série do ensino médio, gosta de desenhar e pintar em seu tempo livre.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Hoje eu sinto que o meu trabalho está sendo reconhecido”, afirmou Anne Gabrielle.

O post Alunos da EE Maria da Luz Calderaro levam exposição de pinturas ao Centro Cultural Palácio da Justiça apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil divulga imagem de frentista que desapareceu no bairro Novo Israel
Próximo artigo Idam viabiliza acesso de agricultores e produtores rurais ao ‘Mais Crédito Amazonas’

Mais notícias desta categoria

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

14 horas atrás

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

14 horas atrás

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

14 horas atrás

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

14 horas atrás

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

14 horas atrás

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

14 horas atrás

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

14 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (08/08)

15 horas atrás

Defesa do Consumidor: Saiba quando procurar o Procon e quando buscar a Decon

15 horas atrás

ADS promove planejamento da Merenda Escolar para 2026

17 horas atrás

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

17 horas atrás

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

17 horas atrás
Coral Infantojuvenil Claudio Santoro emociona o público com a segunda edição do espetáculo ‘Musicais Inesquecíveis’
Governo do Estado conclui a modernização da iluminação pública de Maraã
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de três pessoas desaparecidas
‘Um Convívio Sem Violência’: projeto do Governo do Amazonas promove reconstrução de vínculos e proteção à pessoa idosa
“Luz, Câmera, Ação”: Oficinas gratuitas promovem formação audiovisual com foco na ficção amazonense
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?