Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Alunos da Educação Especial promovem feira em homenagem ao mês dos povos originários
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Alunos da Educação Especial promovem feira em homenagem ao mês dos povos originários
Governo do Amazonas

Alunos da Educação Especial promovem feira em homenagem ao mês dos povos originários

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Atividade simboliza o encerramento do mês dedicado aos povos originários

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Diofanto Vieira Monteiro, localizada no Centro de Manaus, realizou, nesta quarta-feira (30/04), a 2ª edição da “Feira de Linguagem” na unidade escolar. O tema desta edição foi “A cultura dos povos originários do Amazonas” e abordou lendas e curiosidades sobre a cultura indígena dos povos que vivem no estado. O evento marca o encerramento do Mês dos Povos Originários, dedicado à reflexão e à promoção da cultura indígena e dos direitos dos povos originários.

A unidade de ensino é uma das quatro da REDE estadual especializadas para alunos com deficiência em Manaus e atende estudantes a partir de 14 anos, com deficiências intelectuais e múltiplas. A feira contou com momentos de apresentações culturais, visitas às salas temáticas e venda de produtos artesanais feitos pelos próprios alunos da instituição.

“Essa feira sobre os povos originários tem como objetivo mostrar a cultura, a lenda, a culinária e tudo o que vem das nossas origens para os nossos alunos”, afirmou a diretora da escola, Solange Belchior.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Diferentemente das escolas regulares, a EE Diofanto Vieira Monteiro não trabalha com séries sequenciais, como o ensino fundamental e Médio. A unidade atua a partir de oficinas pedagógicas e letramento aos estudantes.

Atualmente, a instituição oferta para os alunos matriculados nas oficinas de vassouraria, customização, culinária, pintura, corte e costura, e bijuterias. Além disso, a escola oferece também atividades complementares, abordando o estudo da natureza, jogos cognitivos, teatro, dança e informática.

Cultura e tradição

A feira teve início com a apresentação do “Ritual da Tucandeira”, com alunos representando indígenas da etnia Sateré-Mawé. O ritual representa a transição da adolescência para a vida adulta, quando os meninos da aldeia são desafiados a resistir à dor das picadas de formigas tucandeiras para demonstrarem força e coragem.

Logo após, os alunos apresentaram uma encenação teatral da “Lenda do Guaraná”, que conta como teria surgido a planta guaraná. Unindo contação de histórias, danças e encenações, foram meses de ensaio para que os alunos se familiarizassem com a dinâmica.

“A gente está buscando trazer os alunos para essa temática, para que eles possam estar de fato incorporados, não só na questão social, mas também na introdução deles na vida cotidiana e sabendo muito mais sobre as questões que envolvem a realidade deles”, ressaltou o professor Luã Fernandes.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A programação continuou com a visitação às salas temáticas, que abordaram temas como a lenda do pirarucu, língua e expressão cultural da etnia Ticuna e a lenda da farinha de mandioca. A professora Edinelza Nunes preparou, juntamente com os alunos, a sala temática responsável por contar a lenda do pirarucu por meio de fantoches.

“Todos os dias ensaiamos e hoje, na hora da apresentação, eles precisaram de apoio, lembrando de quem é a vez, falando para levantar a placa, e assim será. A tarefa não é fácil, mas é gratificante”, contou a professora.

Para o aluno Jonatan Gabriel, 17, da etnia Tikuna, a feira lhe fez relembrar momentos da sua própria cultura. “Eu achei a feira muito legal, bem interessante, fala um pouco da minha cultura. Eu fiquei muito feliz de ver minha cultura representada”, celebrou o estudante.

O post Alunos da Educação Especial promovem feira em homenagem ao mês dos povos originários apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (30/04)
Próximo artigo IML busca familiares de idoso que faleceu em Manaus

Mais notícias desta categoria

Sect atende 208 famílias em mais uma etapa de regularização fundiária em Caburi, em Parintins

8 horas atrás

Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia

8 horas atrás

Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas

9 horas atrás

Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil

9 horas atrás

Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus

9 horas atrás

Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil

9 horas atrás

Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda

12 horas atrás

Detran-AM inicia primeiro curso remoto alcançando 11 municípios do estado

12 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (12/08)

13 horas atrás

Encontro de saberes ancestrais e contemporâneos é tema de encontro apoiado pelo Governo do Estado

13 horas atrás

Educação do Amazonas é destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

15 horas atrás

Busca Preço Amazonas agora tem aplicativo para celular

15 horas atrás
Governo do Amazonas executa elaboração de projeto para pavimentação do ramal do Km 15, na BR-174
Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus pelo Ipaam
Programação das Feiras de Produtos Regionais da ADS conta com duas edições especiais esta semana
Gêmeas siamesas separadas por cirurgia recebem acompanhamento do Programa Melhor em Casa
FCecon destaca avanços em 51 anos na homenagem recebida da Assembleia Legislativa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?