Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Alonso Oliveira assume presidência da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da CMM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > Alonso Oliveira assume presidência da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da CMM
Câmara de VereadoresPolítica

Alonso Oliveira assume presidência da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da CMM

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
IMG 2705 scaled 1

IMG 2705 scaled

O vereador Alonso Oliveira (Avante) foi eleito presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH) da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A reunião de votação que definiu os membros das 24 comissões técnicas e frente parlamentar aconteceu na manhã desta terça-feira (07/02), no plenário Adriano Jorge, da casa municipal, localizada na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro Santo Antônio, zona oeste.

Além da presidência da COMCPH, Alonso também participará como vice-presidente da comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV) e como suplente da comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).

De acordo com o parlamentar, sua condução às comissões de Cultura e Sustentabilidade, vai de encontro à expertise adquirida nos últimos dois anos quando esteve como gestor do Executivo Municipal, ganhando destaque no cenário nacional, a exemplo das menções na Revista Caras e Fantástico, com o uso de fogos de baixo estampido sonoro, coleta seletiva do lixo e por ter zerado o carbono dos megaeventos Boi Manaus e Réveillon.

“Para que obtivéssemos êxito nos projetos lançados pelo prefeito David Almeida na área da Cultura, por exemplo, foi necessário muito estudo e especialização com embasamento técnico para que pudéssemos alcançar os resultados positivos que tivemos, além de adotarmos nos megaeventos uma consciência e ações de sustentabilidade de modo que diminuíssem os impactos no Meio Ambiente”, comentou o vereador, Alonso Oliveira.

Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH)

Segundo o regimento interno da CMM, compete à 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico apreciar questões e iniciativas referentes ao patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, antropológico, arquitetônico, artístico e acordos culturais, bem como mudança de denominação de logradouros públicos.

Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMVPAM)

De acordo com o regimento interno da CMM, compete à 14ª Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente (COMVPAM) conhecer, estudar, pesquisar e colher dados acerca de qualquer assunto, notícia ou comunicação relativos à Amazônia, principalmente os que dizem respeito à cobiça internacional, divulgá-los e trazê-los para o debate na Câmara Municipal de Manaus; Estabelecer contato com autoridades e ONGs instaladas no Amazonas, com sede em Manaus, para conhecer-lhes os propósitos, bem como as ações executadas, adotando as providências cabíveis para garantir a soberania brasileira na Amazônia.

Biografia

Alonso Oliveira é manauara, bacharel em Direito pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Atuou como vereador da cidade de Manaus por dois mandatos, em 2013-2016 e 2019-2020. Advogado trabalhista há mais de 30 anos, Oliveira é casado, pai e, recentemente, foi diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) pelo período de dois anos.

Oliveira deixou sua marca na gestão David Almeida com projetos e eventos expressivos como: o Arte Pela Cidade, Mostra de Arte Indígena, Festival Folclórico do Amazonas, #SouManaus Passo a Paço 2022, Ruas da Copa, Manaus Adventure, Feirinha do Tururi e Boi Manaus, Temporada de Cruzeiros e o Réveillon 2023.

Com um perfil conciliador e disciplinado, além de ter despontado como um bom gestor, Alonso conseguiu alcançar os planos e metas estabelecidos pelo Prefeito David Almeida para a pasta de cultura, turismo e eventos de Manaus. Atualmente, além de militante do direito previdenciário, ele tem como bandeira de lutas questões sociais e de assistência, tendo uma significativa atuação nas zonas Sul e Leste de Manaus.

Texto: Emanuelle Baires – Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Oliveira Júnior – Fotógrafo e Videomaker do vereador

Tags:David AlmeidaManausmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior IMG 20230207 195726 820 Prefeitura de Manaus prepara operação Cheia 2023
Próximo artigo WhatsApp Image 2023 02 07 at 19.11.20 Professor Samuel é eleito presidente da Comissão de Educação para novo biênio na Câmara

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
fotos institucionais 2367 615x413 1

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

10 meses atrás
img20240709131419019 1 768x473 1

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

10 meses atrás

Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência

Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação

Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado

Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida

Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?