Há 8 minutos
O edital busca valoriza a produção local, preservando a cultura alimentar indígena
A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) alerta que o prazo para inscrições do edital de chamada pública nº 09/2023 de fornecimento de alimentos para escolas indígenas se encerra no dia 29 de janeiro de 2024. O edital, lançado pela Secretaria de Educação e Desporto Escolar, busca incentivar a produção local e valorizar a cultura alimentar das etnias indígenas. O edital completo e os procedimentos para participação estão disponíveis no site da Secretaria, através do link: http://www.seduc.am.gov.br/agricultura-familiar/.
“Esta iniciativa fortalece a conexão entre as comunidades indígenas, a produção local e o ambiente escolar, promovendo a valorização de nossas tradições alimentares”, enfatiza a relevância do edital o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.
O diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam, também destacou a importância do edital e do acesso a alimentos saudáveis nas escolas. “O edital representa um passo significativo para garantir a presença de alimentos frescos e culturalmente relevantes nas refeições escolares, contribuindo para a saúde e bem-estar das crianças indígenas”, afirma Leonam.
Agricultores, empreendedores da base familiar rural organizados em grupos formais e informais e fornecedores individuais, inclusive indígenas, podem participar. O edital também visa consolidar parcerias que promovam a segurança alimentar nas instituições de ensino público.
Para realizar as inscrições, os interessados podem ser dirigidos ao Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper), localizado na sede da Secretaria de Estado de Educação, em Manaus. As Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios envolvidos também estão aptas a receber as inscrições.
Em caso de dúvidas, poderão ser encaminhadas através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (92) 99482-7050.
A abertura dos envelopes, marcada para 4 de março de 2024, às 9h, no Auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), será uma oportunidade para conhecer em detalhes as propostas e projetos apresentados.