A Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Soldado da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), propositura do deputado estadual João Luiz (Republicanos) em conjunto com o Comandante Dan aconteceu nesta segunda-feira (28), no plenário Ruy Araújo do Poder Legislativo.
“Sabemos da importância das Forças Armadas para o país, por isso realizamos essa sessão solene homenageando os soldados, onde a data tem uma relevância histórica para o Brasil por conta do Marechal Duque de Caxias. Hoje o soldado brasileiro recebe uma justa homenagem desta casa”, afirmou o deputado João Luiz.
O general de Brigada do Comando Militar da Amazônia (CMA) do Exército Brasileiro, Washington Triani explicou que o Dia do Soldado remete ao nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
“O nome Caxias relembra aquele que é bastante rigoroso, aquele que exige máximo de empenho, esses são os sinônimos de Caxias. Ser soldado é uma missão de grandeza”, disse o general Triani, que representou o general do Exército do Brasil, Ricardo Neves, Comandante Militar da Amazônia (CMA).
O secretário chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Fabiano Bó, que representou o governador Wilson Lima, parabenizou os deputados estaduais pela propositura na Casa Legislativa.
“O deputado João Luiz sempre é cirúrgico, sempre trabalhando a meritocracia, nunca faz um ato de pirotecnia, sempre trabalhando de maneira correta e sempre sendo justo. O soldado se não for um homem bravo, grande líder, não tiver disciplina não consegue cumprir as missões. Parabenizo os deputados por essa propositura na Casa do Povo”, concluiu.
Durante a solenidade também foram entregues placas homenageando os representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A Sessão Especial também contou com a presença dos deputados Comandante Dan, Débora Menezes, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, comandante do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, tenente-coronel aviador Jefferson Miranda Rosa, chefe de assessoria de comunicação social, representando o Brigadeiro do Ar, David ALmeida Alcoforado, comandante do 7º Comar, coronel Hellyanthus Frank da Silva Borges, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Edwin Lang e pastor Renildo Rocha, coordenador da Universal nas Forças Policiais.