Na segunda-feira (3), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, de autoria conjunta do deputado Cabo Maciel (PL), da deputada Joana Darc (PL) e do deputado Daniel Almeida (Avante). Na ocasião associações e entidades que se dedicam aos cuidados das pessoas com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA) forma homenageadas como reconhecimento pelos trabalhos realizados.
Cabo Maciel ressaltou a alegria em receber na Casa Legislativa as pessoas dedicadas à causa de pessoas com TEA e com outras deficiências. “Esse momento é de alegria e de muita honra de receber aqui as intituições representativas, os cuidadores, as pessoas que tem compromisso e responsabilidade para cuidar. Eu já estou na luta pela causa faz tempo, mas hoje eu vejo que nessa Casa temos um grande número de deputados já envolvidos na causa e eu quero parabenizá-los. E também aos cuidadores, muito pouco se fala deles, mas muitas das vezes eles ficam doentes, por todo tempo disponibilizados pela luta e pelas dificuldades”, destacou.
O deputado destacou as entidades que o seu mandato já conseguiu auxiliar com Emendas Impositivas. A primeira delas foi a Associação de Amigos do Autista no Amazonas (AMA), que recebeu R$ 100 mil em recursos e a outra foi a Associaçao de Apoio Lar de Vitória, com R$ 250 mil em duas emendas, que já recebeu esses recursos.
O parçlamentar também falou sobre a Lei nº 5.968/2022, de sua autoria, que dispõe sobre as penalidades administrativas a pessoas físicas e jurídicas e agente públicos que discriminem as pessoas com TEA no Amazonas, e os Projetos de Lei que ele apresentou à causa esse ano, como o que cria o Dia Alusivo às Mães e pessoas Cuidadoras de Pessoas com Deficiência física, mental, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no dia 19 de setembro e outro que confere a essas mesmas Mães e Cuidadores atendimento prioritário na rede de saúde e estabelecimentos comerciais do Amazonas.
Homeageados
Durante a Sessão, os deputados homenagearam instituições que lutam pela garantia dos direitos das pessoas com TEA. “Eu e os meus nobres colegas trouxemos para essas instituições para que o público conheça o trabalho delas e para que sejam homenageadas, como reconhecimento pelos trabalhos. Os representantes dessas entidades receberão Certificados de Homenagem que pela primeira vez terão o lacinho, que simboliza a causa e defesa das pessoas com TEA, está impresso nos certificados de homenagem”, destacou.Foram homenageadas a Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA), Instituto Autismo Amazonas (IAAM), Associação de Apoio Lar de Vitórias e o Instituto Autismo de Parintins – Isadora Tupinambá.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440