Na quinta-feira (24), no Auditório Senador João Bosco, localizado na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi realizada a Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional do Escritor, celebrado anualmente no dia 25 de julho. Durante a Sessão, que foi uma iniciativa do deputado estadual Cabo Maciel (PL), foram homenageados escritores e editores amazonenses e membros do Coletivo Visagem, composto por autores de fantasia e ficção científica.
Para o deputado, que é presidente da Comissão de Educação da Aleam, a homenagem é justa e necessária. “Hoje reconhecemos o trabalho literário de escritoras e escritores, que produzem obras que servem como base para universidade, em escolas e também para usufruto da população. Essa homenagem sendo realizada na Assembleia, com uma proposta que nasce aqui e que foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares, chancela a importância desses profissionais para sociedade amazonense”, declarou.
A abertura do evento foi realizada pela deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos), que destacou a importância do trabalho dos escritores na vida das pessoas. “Temos que destacar a leitura e não apenas a leitura acadêmica, a leitura, nas escolas, mas também a leitura de entretenimento ou informativa. Ler é adquirir cultura e quem lê consegue entender o mundo e se comunicar melhor. Então é muito importante homenagear os escritores, eles estão de parabéns e o deputado Cabo Maciel também pela iniciativa”, avaliou.
Receberam placas de homenagem do Poder Legislativo os membros do Coletivo Visagem Carol Peace, Leila Plácido, Dante Sabóia, Jan Santos, Jefter Haad e Luiz Augusto Andrade. Também foram entregues 16 certificados de homenagem para bibliotecários, escritores, quadrinistas, editores, jornalistas, ilustradores e autoridades que contribuíram com a produção de livros no Amazonas.
Coletivo Visagem
O Coletivo Visagem surgiu em 2019, visando articular ações de escritores e ilustradores de Fantasia na cidade de Manaus. O Coletivo promove encontros para discussão de literatura e oficinas formativas no cenário cultural amazonense, de forma totalmente gratuita, além do Encontro de Literatura Fantástica (Elfa) e a Feira Literária do Amazonas (Flama). Em 2020, o Coletivo Visagem publicou a antologia “Encantarias: histórias de uma Amazônia futurista”.