Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Agricultora se destaca na produção de doces regionais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Agricultora se destaca na produção de doces regionais
Amazonas

Agricultora se destaca na produção de doces regionais

Por biblia
Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Maria Buzaglo cultiva uma diversidade de frutas regionais, produz os doces de forma artesanal e os vende em feiras da ADS

LEGENDA: Dia do amor: Maria Buzaglo se destaca na produção de doces regionais nas Feiras de Produtos Regionais da ADS.
FOTO: Divulgação/ADS

Conhecida pela produção de uma diversidade de doces e bombons com produtos regionais, a agricultora e feirante Maria Buzaglo, 66 anos, está prestes a completar 15 anos de atuação na Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Neste Dia do Amor, ela declara todo o carinho pelo seu trabalho e a importância do incentivo do Governo do Amazonas no processo que abrange desde o cultivo da matéria-prima até a comercialização dos produtos.

Dona Maria, como é chamada pelos clientes, cultiva cupuaçu, banana, abacate, coco, mamão, pupunha, maxixe e as mais variadas espécies de pimenta em um sítio no ramal do Sucuriju, em Rio Preto da Eva. Tem de tudo um pouco, mas o suficiente para explorar os diversos sabores amazônicos em forma de doce.

“Amo o que faço. Amo fazer, amo criar, amo empreender. São criações artesanais, produtos 100% naturais da nossa região, da nossa terra. A alegria de ver um cliente satisfeito não tem preço”, declara a produtora rural.

Maria Buzaglo explica que sempre que passava pela estrada AM-010, que liga Manaus à Rio Preto da Eva, via uma lojinha de doces regionais e, certo dia, resolveu parar para conversar com a proprietária. Foi quando o destino se transformou. “Ela se prontificou a me ensinar a fazer os produtos baseados no cupuaçu. Foi amor à primeira vista. Me dediquei a esse ramo e estou até hoje”, disse.

FOTOS: Divulgação/ADS

Assim como a de todo produtor rural, a rotina começa bem cedo. Após praticar uma atividade física, às 7h, dona Maria faz uma pausa para o café e logo depois vai para o trabalho. Quando finaliza a colheita na zona rural, ela prepara os doces para a venda nas Feiras de Produtos Regionais da ADS nos Shoppings Ponta Negra (às quartas-feiras, das 15h às 19h) e Plaza (às terças e quintas-feiras, das 14h às 19h), onde conta com a ajuda de uma auxiliar.

Para a engenheira agrônoma da Agência, Dra. Josephina Veiga, estar presente em todo o processo produtivo agrega valor ao produto. “Ela desenvolve toda a cadeia produtiva e ainda produz o doce, então agrega valor ao seu produto, aumentando a sua renda e até gerando emprego”, disse.

Tags:Governo do AmazonasManausmancheteRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?