Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Agosto Lilás: Servidores estaduais atuam no combate à violência doméstica por meio do app ‘Alerta Mulher’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Agosto Lilás: Servidores estaduais atuam no combate à violência doméstica por meio do app ‘Alerta Mulher’
Gestão Estadual

Agosto Lilás: Servidores estaduais atuam no combate à violência doméstica por meio do app ‘Alerta Mulher’

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
https://youtu.be/xxqhjTVbVWk

Dedicação e compromisso são as marcas dos servidores públicos do Estado que atuam por meio do aplicativo “Alerta Mulher”, garantido atendimento imediato às mulheres que tenham medida protetiva em razão de violência doméstica. O serviço, que já registou mais de 500 cadastros em dois anos de funcionamento, é realizado por georeferenciamento da vítima, permitindo que a polícia seja acionada rapidamente durante uma situação de perigo.

O “Alerta Mulher” é coordenado pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Para garantir a eficácia do aplicativo, a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, da SEJUSC, Paula Cristina Martins, explica como ocorre o trabalho em conjunto dos servidores das duas pastas.

“Nós temos servidores que trabalham nesse mecanismo de proteção da mulher desde o primeiro atendimento, com a instalação do aplicativo no celular dela, que acontece por meio do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), até o acompanhamento da localização por uma equipe específica e deslocamento da viatura ao local onde a vítima esteja em situação de perigo, pelo descumprimento da medida por parte do agressor”, esclareceu.

Secretária adjunta de Políticas para Mulheres, da SEJUSC, Paula Cristina Martins – FOTO: Bruno Zanardo/SECOM

Dedicação – Trabalhar em prol das vítimas da violência doméstica é motivo de orgulho para a secretária. “Eu, como servidora, acho que todas as mulheres têm que ter esse tipo de proteção e têm que saber que existe essa proteção. E nós também, como servidoras, não Podemos ficar caladas. É um orgulho muito grande saber que uma mulher mudou de vida por meio dos nossos serviços”, enfatizou Martins.

Servidores estaduais atuando na proteção da mulher vítima de violência doméstica – FOTO: Bruno Zanardo/SECOM

Criação do aplicativo – A ferramenta usada pelo Estado para combater esse tipo de violência, que ainda é uma realidade entre muitas mulheres, foi criada a partir do trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do major Marco Gama, coordenador do Departamento de Tecnologia da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP.

“O ‘Alerta Mulher’ foi meu TCC, no curso que fiz de Aperfeiçoamento de Oficiais, para que eu virasse major, e eu trouxe esse trabalho. A secretaria viu que tinha um potencial muito bom, e a gente conseguiu implementar, trazendo benefícios para a população. É muito gratificante, porque o Estado viu o potencial do servidor e explorou esse potencial. Eu me sinto grato por ter esse reconhecimento do Governo”, destacou o major.

Agosto Lilás – A campanha nacional Agosto Lilás reforça o combate à violência contra a mulher, principalmente no âmbito doméstico, que é um crime previsto na Lei nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, denominada Lei Maria da Penha. O Governo do Amazonas apoia a causa por meio de ações, projetos e ferramentas como o “Alerta Mulher”.

Centro Integrado de Comando e Controle da SSP – – FOTO: Bruno Zanardo/SECOM
Tags:Governo do AmazonasPolíciaSegurança PúblicaViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Estado inicia novo modelo de apoio à mecanização da agricultura familiar
Próximo artigo AM vence prêmio internacional pela distribuição de merenda escolar na pandemia

Mais notícias desta categoria

Vacinação de Fronteira: Reunião Trinacional em Tabatinga

14 horas atrás

Governador Wilson Lima: Avanços da Saúde no Amazonas

21 horas atrás

Mindfulness e Saúde Mental: Ações em Manaus

21 horas atrás

Prosai Parintins: 1 Ano de Obras e Impactos Positivos

2 dias atrás

Estudo sobre mortalidade por Aids no Amazonas

2 dias atrás

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa Avançados

2 dias atrás

Muros de arrimo e de limite: licenciamento é essencial

2 dias atrás

Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas

2 dias atrás

Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney

3 dias atrás

IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima

3 dias atrás

Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

3 dias atrás

Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus

3 dias atrás
Cidadania com DNA gratuito: avanço em direitos essenciais
Convocação da Semsa: Oportunidades em Manaus
Trupe da Mostra Teatro Company: 4ª edição em Manaus
Polícia Militar do Amazonas apreende drogas em Santa Isabel
Samu capacita servidores da educação em primeiros socorros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?