Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Agosto Lilás: Programa RespirAR promove campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Agosto Lilás: Programa RespirAR promove campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Governo do Amazonas

Agosto Lilás: Programa RespirAR promove campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Ação amplia diálogo sobre os diferentes tipos de violência de gênero e reforça a importância da conscientização

Foto: Divulgação/Sedel

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel), realiza neste mês uma série de palestras do Programa RespirAR em atenção ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha visa promover o diálogo sobre a importância do tema e foram iniciadas nesta segunda-feira (11/08), na Quadra Poliesportiva Marcos Aurélio do Nascimento, no bairro Aparecida.

O titular de Sedel, Diego Américo, destacou que a pasta busca, por meio do Programa RespirAR, ampliar o alcance das ações de Cidadania e conscientização. “Nosso compromisso vai além da promoção do esporte e da qualidade de vida. Queremos contribuir para uma sociedade mais justa, segura e inclusiva para todas as mulheres, garantindo espaços de diálogo e aprendizado sobre seus direitos e formas de proteção”, afirmou.

A programação incluiu palestra e roda de conversa, proporcionando um espaço de aprendizado e orientação. Os diálogos abordaram a importância da escuta, do acolhimento e do respeito às mulheres, ressaltando que o enfrentamento à violência de gênero exige conhecimento, conscientização e ação coletiva.

Segundo a palestrante, Suellen Gomes, assistente social da Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), existem diversos tipos de violência contra a mulher. Suellen destacou ainda que a violência física, mais conhecida, deixa marcas e lesões no corpo, mas que as demais formas também têm impactos profundos na vida das vítimas.

Foto: Divulgação/Sedel

“No momento do parto, a mulher está em situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, é submetida a comentários ofensivos ou constrangedores, isso configura violência obstétrica. A violência física é aquela que deixa marcas no corpo, enquanto a psicológica se manifesta em xingamentos e ofensas. É essencial abordar essas situações, pois muitas mulheres nunca ouviram falar sobre determinados tipos de agressão e só assim poderão buscar apoio na REDE de acolhimento”, destacou Suellen Gomes.

A programação continua na próxima quarta-feira (13/08), no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola e no Magdalena Arce Daou, em dois horários, às 8h e 13h. Na quinta-feira (14/08) será na Quadra Poliesportiva do Monte Sião, zona Leste, e na sexta-feira (15/08) o encerramento acontecerá na Vila Olímpica de Manaus.

O post Agosto Lilás: Programa RespirAR promove campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas realiza nova etapa de regularização fundiária para mais 100 famílias de Caburi, em Parintins
Próximo artigo Primeira cirurgia com lente GALAXY no Brasil é realizada em Manaus

Mais notícias desta categoria

SSP-AM realiza entrega de viaturas e mutirão de atendimento para Carteira de Identidade Nacional em Nhamundá

8 horas atrás

Governo do Amazonas promove capacitação para adoção da metodologia e dos indicadores do Selo Unicef

9 horas atrás

Seas apresenta Crédito Rosa, Prato Cheio, Padaria Artesanal e Caisan no AgroAmazonas

9 horas atrás

Escolas Estaduais do Amazonas realizam atividades em homenagem à Semana da Pátria

9 horas atrás

No Maranhão, Sedecti discute Estratégia 2050 no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

9 horas atrás

FPS lança campanha ‘Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos 2025’

9 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Colônia Terra Nova

11 horas atrás

Em Urucará, Idam repassa R$ 308 mil em crédito rural para pescadores artesanais

11 horas atrás

Com apoio da SES-AM, Barco Hospital São João XXIII presta atendimento de saúde em Careiro da Várzea

11 horas atrás

Sema Amazonas promove capacitação ambiental para professores e técnicos ambientais em Jutaí

12 horas atrás

Sine Amazonas divulga 135 vagas de emprego para esta quinta-feira

12 horas atrás

Prosamin+: Governo do Amazonas investe mais R$ 5,9 milhões em pagamentos de soluções de moradias a beneficiários

12 horas atrás
Ipaam concede licença para novo poço da Petrobras em Urucu, em Coari
Setembro Verde: Teatro Amazonas é iluminado em homenagem à luta pelos direitos da pessoa com deficiência
Governo do Amazonas e Ministério Público firmam parceria para construção da nova sede da instituição
Governador Wilson Lima destaca parceria com empresas francesas e apresenta potencial econômico do Amazonas
Sine Amazonas divulga 141 vagas de emprego para esta quarta-feira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?