As futuras mães receberam orientações sobre as fases do aleitamento materno e desenvolvimento do bebê
FOTO: Divulgação / Islânia Lima Em alusão à campanha Agosto Dourado, que trata a importância da amamentação de bebês, a Policlínica Codajás, unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou durante toda a manhã desta sexta-feira (05/08), no auditório Raimunda Mendes Souza, localizado na unidade de saúde, a palestra com o tema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”.
O evento foi destinado às mães e familiares que participam do acompanhamento médico especializado, no setor Pré-Natal de Alto Risco, e contou a participação da equipe especializada que compõe o setor, como: enfermeiras, médicas, técnicas de enfermagem e administrativo.
A equipe de enfermagem focou em promover o aleitamento materno como estratégia de desenvolvimento sustentável, em especial no mundo pós pandemia. As especialistas destacaram a importância da amamentação para melhorar a nutrição e garantir segurança alimentar, além de reduzir desigualdades.
Entre as participantes do evento, a enfermeira Jerlyane Veras, enfermeira Neonatal da Maternidade Ana Braga, destacou a importância da palestra às grávidas do programa.
“As mamães em geral e não somente aquelas de alto risco, que estão no período de pré-natal precisam ter essas informações sobre o incentivo a amamentação, para que ela possa se empoderar e ver as mudanças do corpo. Aqui, como temos grávida de alto risco, falamos também sobre pré-maturidade, como tirar o leite, como despertar o bebê, pois no alto risco tudo é importante”, destacou.
As grávidas receberam também orientações de como preparar a mama, como fazer massagem, como fazer extração de leite, como oferecer para o bebê, os riscos de oferecer chupetas e mamadeiras, a rede de apoio que a mãe precisa.
Agosto Dourado
A coordenadora do Programa de Pré-Natal de Alto Risco da Policlínica Codajás, enfermeira Eliane Matos, conta que durante toda semana, às mães que fazem parte do setor com acompanhamento em consulta, receberam orientações sobre a importância da amamentação.
“Hoje tivemos o dia “D”, fortalecendo essa dinâmica com elas, que favorece um acompanhamento mais integral. Essa mulher passa a se sentir mais segura, mesmo durante o processo de gravidez de alto risco. Ela recebe todo apoio, conhece todos os direitos dela dentro da maternidade, o que ela precisa saber para amamentar depois que retornar ao trabalho”, declarou.
Durante o evento, as mamães ainda participaram de dinâmicas interativas, mitos e verdades sobre a amamentação e receberam um lanche especial preparado pela equipe multiprofissional do órgão de saúde.
Pré-natal de alto risco
A Policlínica Codajás é uma das unidades estaduais especializadas no atendimento de grávidas de alto risco, oferecendo um pré-natal diferenciado para as pacientes encaminhadas. De janeiro até julho, um total de 687 mulheres grávidas fizeram acompanhamento no órgão.
Elas são atendidas por uma equipe multidisciplinar, contando com enfermeiros, obstetras, endocrinologistas, além do apoio de outras especialidades que estão dentro da policlínica, como psicologia, cardiologia e neurologia.
O encaminhamento delas para a unidade é feito a partir de consultas feitas anteriormente na Unidade Básica de Saúde (UBS).
O post Agosto Dourado: Policlínica Codajás realiza palestra para grávidas de alto risco sobre a importância da amamentação