Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade
Governo do Amazonas

Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.55.28 768x1024 1

Palestras, cursos e atividades relacionadas ao aleitamento materno estão na programação levada às maternidades do estado

WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.55.28 768x1024 1
Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade

FOTO: Divulgação SES-AM

No “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre a importância da amamentação para os bebês recém-nascidos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está promovendo uma intensa campanha nas sete maternidades do Governo do Amazonas, com foco especial nas mulheres em situação de vulnerabilidade. A programação inclui palestras, cursos e oficinas sobre aleitamento materno, com o propósito de acolher e informar as futuras mães.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, explica que todos os anos a campanha trabalha com uma temática específica, no país. Em 2024, o Ministério da Saúde lançou o tema ‘Amamentação, apoie em todas as situações’. O foco, destaca a secretária, é a redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação. As diferentes condições que as mulheres enfrentam no dia a dia, disse ela, impactam nesse processo. “A campanha, portanto, visa garantir esse direito, com atenção especial às lactantes em situação de vulnerabilidade”, reforça.

“Todos os nossos profissionais são treinados para incentivar e orientar sobre o aleitamento, além de realizarem palestras diárias nos alojamentos conjuntos e auxiliarem as mães que estão com dificuldade de amamentação”, ressaltou a secretária Nayara Maksoud.

Programação
A gerente de Maternidades da SES-AM, Liseane Façanha, informa que, como parte da programação, acontecerá nesta quinta-feira (22/08) a inauguração da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SMTA), nas maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, situadas nas zonas leste e sul, respectivamente.

WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.55.30 1024x768 1
Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade
WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.55.29 1024x768 1
Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade
FOTOS: Divulgação SES-AM

Ela explica que, com esta iniciativa, as servidoras das maternidades terão um local dedicado à retirada e armazenamento do leite materno durante a jornada de trabalho. Elas poderão oferecer o leite aos seus filhos durante o expediente ou armazená-lo para uso posterior. O leite também pode ser doado a um dos três Bancos de Leite Humano (BLH) do Estado.

Além disso, ainda na Maternidade Ana Braga, estão ocorrendo palestras e atividades do programa “Família Amigo do Peito” (FAP), uma iniciativa que visa oferecer suporte emocional e apoio às mães que estão passando pelo período de puerpério.

A Maternidade Balbina Mestrinho também está promovendo uma campanha para doação de frascos para armazenar leite materno e captação de novas doadoras. A unidade também está realizando a exposição “Árvore da Gratidão”, local onde as pessoas podem escrever mensagens para as mães beneficiadas com as doações de leite materno.

Na Maternidade Chapot Prevost, na avenida Getúlio Vargas, bairro Colônia Antônio Aleixo, também na zona leste, gestantes em atendimento na unidade recebem instruções em oficinais, exposições e rodas de conversas.

Já a programação da Maternidade Dr. Antenor Barbosa, situada na rua Professora Lea Alencar, bairro Alvorada, zona centro-oeste, inclui palestras, oficinas educativas, atividades lúdicas, distribuição de informativos e brindes e também massagem de relaxamento realizada por alunos de fisioterapia para as mães internadas no local.

A Maternidade Dona Nazira Daou, na avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, zona norte, entre os dias 6 e 15 de agosto foi promovido dinâmicas e “Dia do Embelezamento” entre as mães. Na Maternidade Azilda da Silva Marreiro, na avenida Samaúma, do bairro Cidade Nova, ocorreram ações educativas, palestras, livres e o evento “Dia do Embelezamento”, entre os dias 1 a 15 de agosto.

No Instituto da Mulher Dona Lindu, na avenida Mário Ypiranga, em Adrianópolis, zona centro-sul, foram apresentados três circuitos com os temas: Mastites, engurgitamento, fissuras, pega correta e via alternativa, entre os dias 6 e 8 de agosto.

WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.55.37 768x1024 1
Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade
WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.55.33 768x1024 1
Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade
FOTOS: Divulgação SES-AM

De acordo com Liseane Façanha, a campanha em torno do “Agosto Dourado” nas maternidades da SES-AM reforça a importância da amamentação inclusive para o estabelecimento do vínculo materno-infantil. “Além de informar às mães sobre a melhor maneira de amamentar o bebê, também esclarece sobre as dificuldades e benefícios da amamentação”, pontuou a gerente de Maternidades da SES-AM.

O post Agosto Dourado: Campanha da SES-AM foca na amamentação de mães em situação de vulnerabilidade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2024 08 22 at 15.52.12 768x1024 1 Bumbódromo de Parintins recebe segunda temporada da Feira de Economia Criativa
Próximo artigo WhatsApp Image 2024 08 22 at 16.23.50 Governo do Amazonas envia nova equipe para Operação Tamoiotatá 4, no sul do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima anuncia 2a edicao do Feirao Amazonas Meu Lar com mais de 26 mil unidades habitacionais 3 foto Arthur Castro Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima anuncia 2ª edição do Feirão Amazonas Meu Lar, com mais de 2,6 mil unidades habitacionais

4 horas atrás
SSP AM CRIMES VIOLENTOS NO AMAZONAS CAEM TRES VEZES MAIS QUE A MEDIA NACIONAL APONTA ANUARIO BRASILEIRO DE SEGURANCA PUBLICA FOTOS ANTONIO FAUSTINO PMAM 1024x523 1

Crimes violentos no Amazonas caem três vezes mais que a média nacional, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública

7 horas atrás
Cultura Boi Garanhao foto Arquivo Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 1024x683 1

Bois-bumbás de Manaus encerram a programação do Festival Folclórico do Amazonas no Sambódromo

7 horas atrás
Cultura Cine Tela Preta DIVULGACAO 5 1024x575 1

Cine Tela Preta: Mostra celebra narrativas negras no audiovisual com entrada gratuita em Manaus

7 horas atrás
Governador Wilson Lima inaugura aeroporto de Fonte Boa totalmente reformado e com capacidade ampliada 1 foto Mauro Neto Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima inaugura aeroporto de Fonte Boa totalmente reformado e com capacidade ampliada

7 horas atrás
PRATO CHEIO RESTAURANTE X COZNHA 3 1024x682 1

Prato Cheio: Refeições de qualidade contemplam os beneficiários em dois diferentes serviços

7 horas atrás
Operacao Cheia 2025 Governador Wilson Lima entrega 60 toneladas de alimentos para familias afetadas em Jutai e Fonte Boa 1 Foto Alex Pazuello e Mauro Neto Secom 1024x682 1

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima entrega 60 toneladas de alimentos para famílias afetadas em Jutaí e Fonte Boa

8 horas atrás
Cultura Equipe Mata Gato foto Arquivo Mata Gato 1 1024x768 1

Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento é tema de workshop em Manaus

8 horas atrás
Prodam RenatoBorges apresentacaoPE divulgavaoprodam

Prodam inicia novo ciclo com o lançamento de seu Planejamento Estratégico 2025–2029

8 horas atrás
Cultura Amazonas Green Jazz Festival foto Divulgacao 1 1024x768 1

Casa do Jazz reabre nesta sexta com exposições temáticas, pocket show e entrada gratuita

8 horas atrás
FCecon Pan Amazonico FOTO Arquivo 2

Congresso de Enfermagem Oncológica está com inscrições abertas

8 horas atrás
Governador Wilson Lima inaugura Telessaude em Jutai e Fonte Boa e leva atendimento especializado a mais dois municipios do interior 1 foto Alex Pazuello Secom 1024x682 1

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Jutaí e Fonte Boa e leva atendimento especializado a mais dois municípios do interior

8 horas atrás

Cinema de Arte de Rua exibe documentário “O Povo da Ilha”, no Largo de São Sebastião

No aniversário de Itapiranga, Sedurb e UGPE destacam investimentos no município

Polícia Militar do Amazonas apreende cerca de 17 toneladas de drogas no primeiro semestre de 2025

Dança nacional, quadrilhas, muita cultura e emoção marcam o encerramento do Festival Folclórico do Amazonas no Centro Cultural Povos da Amazônia

Governador Wilson Lima entrega nova Unidade de Internação no Hospital 28 de Agosto com 83 leitos

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?