Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Agentes de Saúde da prefeitura participam de atualização para reforçar combate à tuberculose
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Agentes de Saúde da prefeitura participam de atualização para reforçar combate à tuberculose
Manaus

Agentes de Saúde da prefeitura participam de atualização para reforçar combate à tuberculose

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Para reforçar as ações do Programa de Controle da Tuberculose, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoveu, nesta sexta-feira, 10/3, uma capacitação para 100 Agentes Comunitários de saúde (ACSs) que atuam na zona Oeste da cidade.

A programação foi executada no auditório do Distrito de saúde (Disa) Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, e abordou a situação epidemiológica da tuberculose em Manaus, a transmissão da doença, REDE de diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente, e formas de prevenção.

Segundo a técnica do Programa de Controle de Tuberculose do Disa Oeste, Kelly Aguiar, a capacitação é uma estratégia para reforçar a importância do papel e da contribuição dos ACSs, que integram as equipes da Estratégia saúde da Família (ESF), nas ações de controle de tuberculose em Manaus, desde a identificação dos casos suspeitos da doença até o acompanhamento dos pacientes em tratamento.

“Os ACSs têm papel fundamental na identificação dos sintomáticos respiratórios, que são as pessoas que apresentam tosse por duas semanas ou mais. Durante as visitas domiciliares, realizam a busca ativa de pacientes faltosos, evitando o abandono do tratamento. Também contribuem orientando as famílias sobre a necessidade de realização de exames para que seja possível identificar outros possíveis casos ou pessoas que foram infectadas, mas ainda não adoeceram”, afirmou Kelly Aguiar.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, afetando prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), mas PODE acometer outros órgãos ou sistemas. A transmissão da tuberculose ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

O principal sintoma é a tosse (seca ou com catarro) e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Daniel Sacramento, também destacou a importância do papel do ACS na cadeia do diagnóstico dos sintomáticos respiratórios e no acompanhamento dos pacientes durante o tratamento.

“Nos seis meses de tratamento, o ACS deve acompanhar e identificar se o paciente está tomando a medicação de forma correta, realizar o tratamento supervisionado da tomada de medicação, ou se apresenta efeitos adversos ao tratamento. A capacitação realizada pelo Disa Oeste é mais uma estratégia para fortalecer o controle da tuberculose desenvolvido em Manaus, sendo parte de um processo de educação Permanente da Semsa”, informou Daniel Sacramento.

A realização da capacitação também integra as ações da campanha alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de março, que a Semsa iniciou no último dia 6, nas Unidades de saúde da REDE municipal.

“Todas as unidades de saúde estão intensificando as ações de educação em saúde e de captação de paciente sintomático respiratório, com oferta do exame de escarro e integração com as atividades do Programa saúde na escola (PSE) e de campanhas como do Março Lilás”, explicou Daniel.

Para a ACS Francisca Carneiro, que atua na unidade de saúde da Família – Oeste 18, no bairro Compensa 3, a capacitação é uma forma de melhorar e atualizar o conhecimento dos Agentes de saúde sobre tuberculose.

“Trabalhando por 24 anos como Agente de saúde, já acompanhei alguns casos de tuberculose. A gente realiza visitas domiciliares, identifica pessoas com sintomas e orienta sobre o exame para o diagnóstico da doença. E a capacitação vai reforçar o nosso conhecimento, o que vai ajudar com o trabalho realizado em campo e nas orientações para as famílias”, afirmou Francisca Carneiro.

Casos

No ano passado, Manaus notificou 2.667 casos de tuberculose, representando aumento em comparação com 2021, quando houve o registro de 2.313 casos. Em 2023, já foram registrados 332 casos de tuberculose em Manaus.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura apoia oficinas indígenas de ecojoias e culinária por meio do edital Manaus Faz Cultura
Próximo artigo Prefeitura avança no serviço de contenção de erosão na avenida Torquato Tapajós

Mais notícias desta categoria

David Almeida fiscaliza obras estratégicas e acelera transformação urbana em Manaus

6 horas atrás

David Almeida fiscaliza obras estratégicas e acelera transformação urbana em Manaus

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera asfalto em via de grande fluxo no bairro São Francisco e melhora mobilidade na zona Sul

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda e reforça sistema de escoamento de águas pluviais no conjunto Ajuricaba

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera 250 metros de drenagem profunda no bairro Flores para reforçar sistema de escoamento e prevenir alagamentos

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rua na comunidade Parque São Pedro e melhora mobilidade no Tarumã

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia operação das linhas Expresso Norte e Expresso Leste e reduz tempo de viagem em até 40 minutos

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera via no Campo Dourado e melhora mobilidade na zona Norte

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva capacitação para cuidadores de idosos ao bairro Betânia

10 horas atrás

Prefeito David Almeida reabre inscrições para moradia em Manaus e amplia acesso ao ‘Minha Casa, Minha Vida’

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Gilberto Mestrinho e melhora mobilidade de moradores da zona Leste

11 horas atrás

Servidores mais antigos relembram etapas e vivências do planejamento urbano da Prefeitura

11 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza momento de acolhimento e lazer às mulheres acompanhadas pelo Centro Pop 
Ageman multa Águas de Manaus em R$ 500,9 mil por falhas na recomposição asfáltica no bairro Parque 10
Prefeitura autua 23 motoristas por uso irregular de vagas especiais em shoppings da zona Centro-Sul de Manaus
Sine Manaus oferta 374 vagas de emprego nesta terça–feira, 10/3
Romu recupera celular furtado e prende foragido da Justiça na zona Centro-Sul
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?