Mais de 1,4 mil servidores da Prefeitura de Manaus concluíram, nesta quarta-feira, 3/9, a primeira etapa da 2ª Oficina em saúde Digital para Agentes Comunitários de saúde (ACSs). Os profissionais da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) participaram do ciclo inicial da formação divididos em 10 turmas, ao longo de cinco dias, sendo duas a cada dia, nos turnos matutino e vespertino.
A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, assinala que a gestão municipal avança no campo da saúde digital com o treinamento dos agentes. “Com o apoio do prefeito David Almeida, temos investido em ferramentas digitais para ter uma gestão da saúde mais eficiente e capaz de entregar serviços de qualidade ao usuário. A capacitação dos ACSs vai potencializar esses recursos e fortalecer a Atenção Primária”, aponta.
A segunda etapa da oficina vai abranger práticas nos sistemas digitais utilizados na Semsa Manaus, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS PEC), e dashboards desenvolvidos pela pasta. A formação será realizada em laboratório de computação e vai incluir atividades como cadastro digital de domicílios, famílias e indivíduos, registros de visitas e atividades comunitárias, uso de dashboards para tomada de decisão, produção de relatórios e comunicação com a equipe de saúde.
A programação da etapa prática está sendo coordenada pela Diretoria de Inteligência de Dados da Semsa, em articulação com os cinco Distritos de saúde (Disas), Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. As atividades estão previstas para ocorrer ainda neste mês de setembro.
A etapa prática segue a trilha de aprendizado iniciada na primeira parte da oficina, que teve atividades teóricas e práticas com foco na gestão do território, com carga horária de 4 horas. O objetivo do treinamento foi capacitar os ACSs para reconhecer e organizar suas microáreas, planejar visitas e estabelecer vínculo efetivo com os usuários, além de registrar e comunicar de forma correta à equipe de saúde.

— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa