Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Agência bancária é autuada por descumprimento da Lei das Filas, na zona norte de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Agência bancária é autuada por descumprimento da Lei das Filas, na zona norte de Manaus
Gestão Estadual

Agência bancária é autuada por descumprimento da Lei das Filas, na zona norte de Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 3 de agosto de 2022
3 Min Lidos
Compartilhar

Lei Estadual obriga cumprimento de prazo para atendimento a clientes

FOTO: Lucas Silva/SecomO Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou, nesta terça-feira (02/08), uma fiscalização em estabelecimentos no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, para verificar o cumprimento da Lei Estadual nº 5.867/2022, conhecida como a Lei das Filas, que determina o prazo de espera em fila em atendimentos diversos como agências bancárias, concessionárias de água e luz, supermercados, entre outros.

Em três agências fiscalizadas durante a manhã, apenas uma – de empréstimos – não cumpria com o prazo estabelecido na legislação. Segundo o coordenador de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, o local já havia sido multado outras vezes por conta das irregularidades.

“A legislação estadual, que determina o prazo legal que a pessoa pode esperar para ser atendida, sofreu uma alteração, antigamente ela só se resumia ao caixa do banco e, com essa alteração, passou a agregar outros serviços, como esse caso onde estamos, em uma casa financeira, que tem de cumprir os prazos legais: em dias normais são 20 minutos, em véspera de feriado são 40 e em dias de pagamento são 50 minutos”, afirmou.

Sancionada em abril deste ano, a Lei 5.827 obriga as concessionárias de serviços públicos de água, luz e telefone, as agências bancárias e seus correspondentes, além de estabelecimentos de crédito, casas lotéricas, prestadores de serviços educacionais e de saúde privados no Estado do Amazonas, garantam que o serviço seja feito em prazo hábil.

A lei garante, ainda, que agências bancárias e seus correspondentes, os estabelecimentos de crédito e casas lotéricas, os serviços mais complexos, que exigem análise documental, os estabelecimentos atenderão aos seguintes prazos: dias normais – 30 minutos; vésperas e após feriados prolongados – 40 minutos; e em dias de pagamento de servidores públicos (municipais, estaduais e federais) – 50 minutos.

A autônoma Rosenda Pires, de 62 anos, acompanhava a mãe, Neuza Pires, 82, na agência de empréstimos e comentou a importância da fiscalização para idosos, como sua mãe, e para a população em geral.

“Não só dos idosos, mas das pessoas que buscam aqui para fazer os empréstimos, têm pessoas que vêm muito cedo e demoram para ser atendidas, passam mal às vezes. Eu acho importante essa fiscalização, porque a gente fica conhecendo os nossos direitos, os direitos de não ficar muito tempo na fila”, disse.

O consumidor que for prejudicado pode fazer sua denúncia para o Procon-AM, por meio dos canais oficiais, nos números 0800 092 1512 e (92) 3215-4009, pelas redes sociais do Procon-AM e pelo site www.procon.am.gov.br.
O post Agência bancária é autuada por descumprimento da Lei das Filas, na zona norte de Manaus

Tags:AmazonasDenúnciasEstado do AmazonasFiscalizaçãoGovernador do EstadoGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausmancheteWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Pessoas com deficiência participam da “Festa Julina Inclusiva” dos Centros Estaduais de Convivência da Família

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Dia do Engenheiro Florestal: ADS destaca a atuação dos profissionais em programas do órgão

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Hospital de São Gabriel da Cachoeira inaugura nova sala de cirurgia

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Arte amazônica em destaque: exposição ‘Um mergulho entre mundos’ movimenta Galeria do Largo

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas em saneamento básico são apresentadas em workshop promovido pelo MIT

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
11 de julho de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza pagamento para 96 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
11 de julho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?