Ageman reuniu servidores no auditório do Sebrae-AM em 17/12 para apresentar os resultados de 2025 e alinhar metas para 2026.
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) realizou na manhã desta quarta-feira, 17/12, o encontro de alinhamento estratégico “Visão Ageman 2025: Onde Estamos e Onde Queremos Chegar”, no auditório do Sebrae-AM. Todos os servidores da autarquia participaram; o evento apresentou os resultados de 2025 e alinhou metas e prioridades para 2026.
Integração e agenda regulatória
A iniciativa passa a integrar a Agenda Regulatória da agência, fortalecendo a cultura de planejamento, transparência e integração entre as diretorias. O objetivo foi promover uma visão institucional compartilhada, permitindo que os servidores conheçam as ações desenvolvidas, os desafios enfrentados e os caminhos estratégicos para os próximos anos.
Desempenho das diretorias e fiscalizações
Conforme as apresentações, todas as diretorias da Ageman registraram aumento no desempenho das equipes em 2025, reflexo do fortalecimento da atuação regulatória e fiscalizatória. Na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário, as ações de fiscalização cresceram mais de 180% em relação a 2024, com intensificação das vistorias e do acompanhamento das concessionárias.
Na iluminação pública, houve aumento das fiscalizações noturnas e maior trabalho de vistoria das plaquetas de identificação das luminárias, essenciais para a atualização do cadastro do Sistema de iluminação pública da capital. Na mobilidade urbana, o crescimento da adesão dos usuários ao serviço de estacionamento rotativo pago, Zona Azul, exigiu maior presença da Ageman em campo, resultando na realização de mais de 150 vistorias ao longo do ano nas áreas atendidas.
Ouvidoria, agenda ESG e comunicação
Foram apresentadas também as ações desenvolvidas pela Ouvidoria, responsável pela escuta da população, além das iniciativas relacionadas à agenda ESG e ao trabalho da comunicação, que ampliaram a transparência institucional e o diálogo com a sociedade.
Depoimentos e participação dos servidores
Para o diretor-executivo de Gestão e Planejamento da Ageman, Amiraldo Braga, o encontro é um marco na consolidação de uma gestão mais integrada. “Esse alinhamento é fundamental para que todos compreendam o papel estratégico da Ageman e como cada diretoria contribui para o resultado final. Quando os servidores conhecem o todo, fortalecemos a tomada de decisão, a eficiência regulatória e o compromisso institucional com a cidade de Manaus”, destacou.
A assessora jurídica Mônica Damascena destacou a integração entre setores: “O encontro proporcionou a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho realizado pelos colegas de outras áreas, entender os resultados alcançados em 2025 e acompanhar as metas estabelecidas para 2026. Isso nos faz sentir parte efetiva da construção do planejamento da Agência”.
A engenheira Márcia Silva, que atua há pouco menos de um ano na autarquia e veio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), afirmou: “Fiquei impressionada com os resultados alcançados pelas diretorias. Antes de ingressar na Agência, eu não tinha dimensão da complexidade e da importância do trabalho regulatório que a Ageman realiza. O encontro foi fundamental para entender essa atuação e o impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população”.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, afirmou que a atuação mais intensa das equipes tem impacto direto na melhoria dos serviços públicos e agradeceu o empenho dos servidores: “Os avanços apresentados refletem o comprometimento e a dedicação dos nossos servidores. Esse trabalho mais próximo, técnico e presente nas ruas contribui diretamente para a melhoria dos serviços regulados e para a qualidade de vida da população. Meu agradecimento a cada servidor pelo compromisso com a missão institucional da Ageman”.
Ao final da programação, três servidores relataram a experiência de participação no Congresso da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar), realizado no final de novembro, no Rio de Janeiro. Eles destacaram a troca de experiências com representantes de agências de todo o país e o acompanhamento das inovações em processos de regulação e fiscalização.
O encontro reforça o compromisso da Ageman com uma atuação integrada, técnica e orientada por resultados, consolidando o planejamento como ferramenta para o fortalecimento da regulação e a melhoria dos serviços públicos delegados em Manaus.
Texto – Tereza Teófilo/Ageman
Fotos – Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCE2ob
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