Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ADS avança nas tratativas sobre o Regimento Interno da Subvenção do Pirarucu de Manejo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > ADS avança nas tratativas sobre o Regimento Interno da Subvenção do Pirarucu de Manejo
Gestão Estadual

ADS avança nas tratativas sobre o Regimento Interno da Subvenção do Pirarucu de Manejo

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Entidades e associações ligadas à piscicultura do estado participaram, nesta terça-feira (10/11), de forma on-line e presencial, da segunda reunião sobre as tratativas para a elaboração do Regimento Interno da Subvenção Econômica do Pirarucu. O encontro foi realizado na sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), do Governo do Estado. Ao todo, a reunião contou com a participação de 13 integrantes, sob coordenação da Comissão Interinstitucional da Subvenção.

De acordo com o procurador-chefe da ADS, Ruy Mendonça, que presidiu o encontro, o objetivo das tratativas, iniciadas em outubro, é de elaborar o melhor modelo de subvenção a partir da colaboração de todos os atores envolvidos com o manejo do pirarucu, que vai do pescador às associações e entidades que vendem o pescado para os grandes mercados.

“Nossa intenção é finalizar, ainda neste mês, essas tratativas e publicá-las no Diário Oficial do Estado (DOE). Ressalto ainda que este modelo de subvenção também servirá de protótipo para as demais subvenções previstas na pauta da ADS (borracha, juta e malva)”, afirmou o procurador-chefe, explicando que o Regimento Interno vai estabelecer os objetivos, competências, implantação e operacionalização da concessão de subvenção econômica à pesca do pirarucu manejado.

Ainda conforme Mendonça, uma minuta com as propostas apresentadas na última reunião, dia 5 de outubro, foi enviada para todos os participantes da criação da subvenção e todos eles têm até o próximo dia 17 de novembro para enviarem seus pareceres via e-mail para a Agência.

“Após isso, do dia 18 ao dia 24, a ADS vai fazer o ajuste e o condensamento dessas proposituras de mudança para que, no dia 25, haja uma nova reunião e possamos deliberar e debater essas propostas de alteração”, finalizou Ruy Mendonça.

Além da ADS, a Comissão Interinstitucional que está à frente das tratativas é composta por órgãos como  o Ministério da agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), Instituto de Desenvolvimento e Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Organização de Pescadores Manejadores, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidades da sociedade civil e organizações não-governamentais.

Subvenção Pirarucu – O pirarucu de manejo faz parte da Política de Subvenção Econômica do Governo do Amazonas, conforme o decreto nº 41.829, publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, no dia 21 de janeiro de 2020. Para cada quilo comercializado, o pescador tem direito à subvenção no valor de R$ 1, que será repassada aos manejadores pela ADS.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonasmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas e Sudam alinham projetos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia
Próximo artigo Com melhora da receita, Governo do Amazonas amplia repasse do ICMS aos municípios

Mais notícias desta categoria

Raízes do Investimento: Valorização do PIM no Amazonas

8 horas atrás

Carnaval na Floresta: seminário do Governo do Amazonas

13 horas atrás

Gincana de Robótica: Apoio do Governo do Amazonas

14 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Recorde de Público em Manaus

1 dia atrás

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

1 dia atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

1 dia atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

2 dias atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

2 dias atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

2 dias atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

5 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

5 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

6 dias atrás
FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária
#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025
Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus
Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?