FOTO: Divulgação/Adaf A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) do município de Presidente Figueiredo (distante 126 quilômetros de Manaus) realizou, nesta sexta-feira (06/05), a abertura da primeira etapa da campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa”, na Fazenda Kamila, localizado no Km 194 da BR 174.
Há 43 minutos
Por Agência Amazonas
Expectativa é vacinar 13 mil animais contra a febre aftosa
Na oportunidade, foram repassadas orientações para produtores rurais que estavam presentes na abertura, além da aplicação do imunizante no rebanho da propriedade, que conta com 600 animais. Para o proprietário Marcos Quirino, o produtor deve estar em dia com a Adaf para manter a sanidade dos rebanhos.
De acordo com o médico veterinário Fábio Trindade, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), a expectativa é vacinar aproximadamente 13 mil animais na primeira etapa da campanha que contempla bovinos e bubalinos de todas as idades. “Estamos trabalhando para vacinar o máximo do rebanho do município para proteger o patrimônio agropecuário do Estado e conquistar o quanto antes o status livre de febre aftosa sem vacinação” destacou Fábio.
A campanha começou no dia 1° e segue até o dia 31 de maio. Após a vacinação, os produtores devem notificar, até o dia 15 de junho, a imunização do rebanho. Quem não vacinar estará sujeito a multa de R$ 40,00 por animal e R$ 300,00 por propriedade.
“Qualquer processo de comercialização de produtos de origem animal tem que ser levado a sério, então os produtores precisam levar a sério a campanha de vacinação para proteger o gado e resguardar a saúde pública”, destacou o pecuarista.
Estiveram presentes também as entidades parceiras, como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Municipal de Presidente Figueiredo e a Secretaria de Produção Rural do Município.