Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Adaf prorroga vacinação contra raiva dos herbívoros até 30 de setembro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Adaf prorroga vacinação contra raiva dos herbívoros até 30 de setembro
Governo do Amazonas

Adaf prorroga vacinação contra raiva dos herbívoros até 30 de setembro

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Medida acontece devido à baixa disponibilidade de vacinas nos municípios onde a imunização é obrigatória

FOTOS: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) prorrogou até o dia 30 de setembro a vacinação de bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos contra a raiva dos herbívoros. A medida, prevista na portaria nº 256/2025 foi publicada, na segunda-feira (02/06), e é obrigatória nas cidades de Autazes, Careiro Castanho, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba.

Realizada a imunização do rebanho, os criadores terão até o dia 31 de outubro para notificar o procedimento junto à Adaf. Nesta etapa, basta apresentar a nota fiscal de aquisição da vacina e informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie.

A vacinação compulsória, nestas cidades, aconteceria no intervalo de 1º de maio a 15 de junho, mas foi prorrogada, devido à baixa disponibilidade de vacinas contra a doença nestes municípios. Os animais vacinados pela primeira vez terão dose de reforço 30 dias após a primeira dose.

Os produtores que descumprirem o prazo de vacinação terão seus animais submetidos à vacinação assistida por servidor da Adaf, sem prejuízo de outras sanções cabíveis indicadas na legislação. Além disso, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será realizada após comprovação da vacinação contra raiva.

Além de exigir a vacinação antirrábica, a Adaf, por meio de sua Gerência de Defesa Animal (GDA) promove iniciativas de educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue); vigilância em áreas ou propriedade de risco; atendimento aos focos da doença e capturas de morcegos.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que PODE ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

Caso a população identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, a Adaf deverá ser notificada imediatamente. A comunicação PODE ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo AdafOuv no telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail Ouvidoria@adaf.am.gov.br.

O post Adaf prorroga vacinação contra raiva dos herbívoros até 30 de setembro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto Acesso Livre: Teatro para Todos fará última apresentação no sábado na Escola Maria de Lourdes no Alvorada
Próximo artigo Saúde atualiza situação das arboviroses no Amazonas nesta quinta-feira

Mais notícias desta categoria

Governo Presente: Serviços de acessibilidade e solicitação de documentos para PcD são levados ao Coroado

19 minutos atrás

Governo Presente: 20ª edição realiza atendimento inédito com Telessaúde e serviços de cidadania e proteção animal no Coroado

19 minutos atrás

Governo do Amazonas entrega 200 novas faixas no encerramento da 14ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina

19 minutos atrás

Polícia civil prende homem pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo e manter espécime da fauna silvestre sem autorização

19 minutos atrás

Governador Wilson Lima abre a 20ª edição do Governo Presente na zona leste de Manaus

19 minutos atrás

Em São Paulo de Olivença, PC-AM prende homem condenado a mais de oito anos por estupro contra adolescente

19 minutos atrás

Polícia Civil prende homem pelo crime de homicídio em Tefé

20 minutos atrás

ExpoSeg Amazônia 2025 encerra com integração nacional e avanços estratégicos para a Segurança Pública

21 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves e reforça acesso a exames com Carreta da Saúde

22 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca geração de emprego e renda com formação das primeiras turmas do Cetam em Silves

23 horas atrás

Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo

1 dia atrás

Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita

1 dia atrás
Secretaria de Educação divulga resultado final do PSS de novos diretores e administradores escolares
Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (15/08)
Fapeam anuncia inscrições para novo edital: Programa de Incentivo a Pesquisas Científicas Disruptivas ‘Fronteiras do Conhecimento’
Agenda Esportiva: Encerramento do Curso de Defesa Pessoal Feminina terá matrículas abertas para o Formando Campeões
Sema Amazonas participa da Semana da Reserva da Biosfera da Amazônia Central para construir Plano de Ação Nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?