Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Adaf apreende mais de 200 quilos de frutos possíveis hospedeiros de pragas durante fiscalização no feriado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Adaf apreende mais de 200 quilos de frutos possíveis hospedeiros de pragas durante fiscalização no feriado
Governo do Amazonas

Adaf apreende mais de 200 quilos de frutos possíveis hospedeiros de pragas durante fiscalização no feriado

9 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Manga, goiaba, coco e limão estavam entre os produtos com restrição de trânsito apreendidos

Foto: Divulgação/Adaf

Para preservar o patrimônio vegetal local, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) impediu a entrada no estado de mais de 200 quilos de frutos possíveis hospedeiros de pragas, no feriado da segunda-feira (21/04), na barreira localizada em Jundiá (RR).

Foram 228 quilos de manga, goiaba, tomate, coco, laranja, tangerina, pimenta-de-cheiro, pimenta picante, jaca e limão. Todos estes frutos têm restrição de trânsito, pois podem hospedar mosca-da-carambola, cancro cítrico e ácaro hindustânico, pragas com alto potencial destrutivo para a fruticultura. Também foram apreendidas 50 mudas de espécies com trânsito restrito.

Os mais de 200 quilos de frutos apreendidos pelo risco em potencial foram repassados pelos servidores da Adaf à Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), com recomendação de serem destruídos.

De acordo com o técnico de fiscalização agropecuária José Vilaça, de meia-noite até as 18h de segunda-feira, os servidores abordaram 634 veículos na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, onde atuam, conjuntamente, equipes da Adaf, Aderr e do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa).

Fotos: Divulgação/Adaf

O movimento na rodovia BR-174, ocasionado pela volta para casa depois do feriado prolongado, favoreceu o número de abordagens. “Também realizamos medidas de educação sanitária, com distribuição de panfletos orientando a população a não transportar os frutos hospedeiros da mosca-da-carambola de Roraima para qualquer outra unidade da federação. Fizemos questão de explicar a importância desse trabalho, porque a entrada de uma praga PODE ser definitiva para a fruticultura, trazendo prejuízos aos agricultores e afetando toda a população consumidora”, ressaltou Vilaça.

O post Adaf apreende mais de 200 quilos de frutos possíveis hospedeiros de pragas durante fiscalização no feriado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Detran-AM: Operação Feriado Prolongado registra mais de 400 autuações em Manaus e região metropolitana
Próximo artigo Manaus registra o menor número de roubo ao transporte público, em oito anos

Mais notícias desta categoria

Bombeiros do Amazonas visitam menino com autismo em festa de nove anos no bairro Grande Vitória, em Manaus

4 horas atrás

Governo do Amazonas investe no setor primario e realiza entregas sociais em Maraã e Uarini

4 horas atrás

Festival de Férias 2026 abre na Biblioteca Pública do Amazonas com oficinas, visitas guiadas e contação de histórias durante recesso escolar

4 horas atrás

Maus-tratos a gata no Residencial Eliza Miranda levam Sepet a recolher dois animais e encaminhá-los ao HPVet-AM para atendimento

4 horas atrás

Intensificação de consultas da FCecon busca reduzir tempo de espera para início do tratamento de câncer de estômago no Amazonas

4 horas atrás

Central integrada de fiscalização inicia calendário de vistorias em bares da zona sul e centro-sul de Manaus

10 horas atrás

Sejusc disponibiliza microcrédito no Amazonas em 2025 para 589 beneficiados com mais de R$ 4,7 milhões

10 horas atrás

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

1 dia atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

1 dia atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

1 dia atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

1 dia atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

1 dia atrás
Secretaria do Amazonas anuncia 688 bolsas do Bolsa Mais Professores de R$ 2.100 para docentes da rede estadual
Concurso público do Ipaam abre inscrições para 140 vagas com provas em março de 2026
Capacitação em saúde mental reforça acolhimento e amplia segurança no atendimento do Centro de Saúde Mental do Amazonas
Capacitação em hemorragia pós-parto atualiza equipes do IMDL e SES-AM no Complexo Hospitalar Sul
Mestrado em hematologia do Hemoam recebe Nota 4 da Capes e abre caminho para doutorado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?