Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Adaf apreende mais 7 toneladas de frutos com entrada proibida no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Adaf apreende mais 7 toneladas de frutos com entrada proibida no Amazonas
Governo do Amazonas

Adaf apreende mais 7 toneladas de frutos com entrada proibida no Amazonas

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Cargas de manga e pimenta de cheiro foram interceptadas na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá/RR

Foto: Divulgação/Adaf

Ao longo do fim de semana, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu 7 toneladas de frutos com trânsito proibido no Amazonas, devido ao risco de entrada da praga quarentenária mosca-da-carambola no território amazonense. No total, entre sexta-feira e sábado (14 e 15/06), foi barrado o ingresso no estado de dezoito toneladas de frutos hospedeiros da praga.

A interceptação das cargas aconteceu durante quatro operações distintas na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) de Jundiá, no município de Rorainópolis, em Roraima.

Na manhã de sexta-feira (14/06), 11 toneladas de manga já havia sido apreendidas pela Adaf, na mesma BVA, durante fiscalização conjunta com o Ministério da agricultura e pecuária (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), polícia Militar e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ).

Foto: Divulgação/Adaf

À frente da Gerência de Defesa Vegetal (GDV) da Adaf, o engenheiro agrônomo, Sivandro Campos, afirma que a quantidade de frutos apreendidos e de veículos tentando ingressar com frutos proibidos acende um alerta para o risco econômico que o Amazonas vem correndo.

“A entrada da praga quarentenária mosca-da-carambola no Amazonas representa uma grave ameaça à economia local e do Brasil. A praga tem potencial para inviabilizar a fruticultura nacional e já está presente em Roraima, no Pará e no Amapá. A população precisa ser nossa parceira nessa vigilância”, destacou.

Das sete toneladas de frutos tirados de circulação, seis toneladas tinham como origem a cidade de Boa Vista/RR e 960 quilos a cidade de Mucajaí/RR. Manaus era o destino de toda a carga apreendida.

A mosca-da-carambola ataca mais de 30 espécies, como manga, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro, laranja e carambola, entre outras.

Foto: Divulgação/Adaf

Monitoramento

Desde abril de 2023, Roraima foi declarada pelo Mapa, por meio da portaria nº 780, como área sob quarentena para a praga Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola). Isso impede que o estado vizinho escoe frutos hospedeiros para outras unidades da federação.

No Amazonas, uma das estratégias de prevenção à mosca-da-carambola é o monitoramento de armadilhas tipo Jackson, nas cidades de Nhamundá e Parintins (distantes 383 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente). trabalho que se soma à promoção de ações de educação Sanitária e à realização de fiscalizações do trânsito de vegetais nas barreiras.

Qualquer suspeita sobre a existência da praga deve ser imediatamente comunicada à Adaf. Denúncias podem ser reportadas à GDV pelo AdafOuv no número (92) 99380-9174.

O post Adaf apreende mais 7 toneladas de frutos com entrada proibida no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaDenúnciasEstado do AmazonasFiscalizaçãoManausNhamundáParintinsPolíciaPolícia Militar
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 87 vagas de emprego para esta terça-feira
Próximo artigo Carreta de Apoio à Saúde em Novo Airão oferece exames

Mais notícias desta categoria

Ipaam Itinerante inicia atendimentos e orientações sobre regularização ambiental em Manacapuru

4 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa no bairro Petrópolis

4 horas atrás

Espetáculo ‘Herança’ celebra a força feminina amazônica em apresentação gratuita no Teatro Amazonas

4 horas atrás

Mostra gratuita de filmes celebra trajetória do cineasta amazonense Djalma Limongi Batista no Cineteatro Guarany

4 horas atrás

Prevenção da tuberculose em foco: FVS-RCP faz capacitação de profissionais de enfermagem

5 horas atrás

Em Santo Antônio do Içá, Idam viabiliza quase R$ 1 milhão em crédito rural

5 horas atrás

Governo do Amazonas avança com obra de revitalização do aeródromo de Lábrea

9 horas atrás

Bases fluviais apreendem 218 quilos de drogas em embarcações no Rio Solimões, durante final de semana

9 horas atrás

Turismo cresce no Amazonas em 2025 e amplia impacto econômico

9 horas atrás

Amazonas dobra apreensões de drogas no primeiro bimestre de 2026

10 horas atrás

Alunos da rede pública retornam ao Amazonas com medalhas de competição de matemática na Tailândia

10 horas atrás

Arena da Amazônia celebra 12 anos como palco de grandes eventos do esporte mundial

10 horas atrás
Nos 140 anos de Lábrea, governador Wilson Lima entrega documento que viabiliza regularização fundiária no município
Espetáculo retrata trajetória de Bezerra de Menezes, o ‘Médico dos Pobres’, no Teatro Amazonas
Espetáculo retrata trajetória de Bezerra de Menezes, o ‘Médico dos Pobres’, no Teatro Amazonas
Mostra do ‘Cinema de Arte’ reúne produções de mulheres cineastas no Cineteatro Guarany
Mostra do ‘Cinema de Arte’ reúne produções de mulheres cineastas no Cineteatro Guarany
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?