Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo
Governo do Amazonas

Adaf adota medidas de controle para sanear foco de raiva detectado em Presidente Figueiredo

30 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Obrigatoriedade de vacinação, captura de morcegos e ações de educação sanitária compõem a estratégia de atuação

FOTO: Divulgação/Adaf

Após ser notificada sobre a morte de dois bezerros que apresentavam sintomatologia suspeita e coletar amostras encaminhadas ao Laboratório de Análises Central de saúde Pública (Lacen/FVS-RCP), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) detectou um NOVO foco de raiva em animal de produção no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus). A notificação à Adaf foi feita pelo dono da propriedade, no dia 26 de novembro deste ano.

Desde a confirmação do foco, servidores da autarquia que integram o escritório local na cidade realizam ações na propriedade, entre comunicação do proprietário dos animais sobre a confirmação do foco e a notificação sobre a obrigatoriedade de vacinação contra raiva de todos os bovídeos, equídeos, caprinos e ovinos, além da comprovação da imunização e notificação após 30 dias dos animais que já receberam a primeira dose.

Para preservar a saúde pública, a Agência comunicará via ofício à Secretaria Municipal de saúde de Presidente Figueiredo sobre o foco, mas desde já orienta que as pessoas que tiveram contato direto com os animais doentes a procurarem tratamento médico imediato.

FOTO: Divulgação/Adaf

Segundo a fiscal agropecuária médica veterinária Larissa Carvalho, que coordena o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), “a vacinação emergencial de todos os animais susceptíveis à doença contempla as propriedades localizadas em um raio de três a 12 quilômetros do local onde a doença foi detectada. Simultaneamente, investigamos a presença de mordedura de morcegos hematófagos e identificamos potenciais abrigos destes animais, para que façamos a captura estratégica”, informou.

A médica veterinária destaca que no âmbito preventivo, as ações de educação sanitária realizadas de forma rotineira pela Adaf serão intensificadas. “Nossas equipes estão capacitadas para orientar de forma técnica os produtores da área sobre os sinais clínicos, formas de transmissão, reconhecimento de mordedura de morcegos hematófagos e formas de prevenir a raiva”, reforçou.

A Adaf orienta que qualquer caso suspeito da doença seja comunicado imediatamente à autarquia. A comunicação PODE ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo AdafOuv no telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail Ouvidoria@adaf.am.gov.br.

FOTO: Divulgação/Adaf

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que PODE ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

Nos animais, os sintomas da raiva incluem andar cambaleante, afastamento do rebanho, animal deitando lateralmente, com movimento de pedalagem com as patas, salivação excessiva e dificuldade de engolir.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus nomeia oito aprovados no concurso público da Semsa
Próximo artigo Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

Mais notícias desta categoria

Sejusc realiza oficina para fortalecer profissionais que atuam no enfrentamento às violações contra crianças e adolescentes

27 minutos atrás

Sema apresenta ações ambientais do Amazonas durante encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Abema

55 minutos atrás

Polícia prende dentista e alerta sobre procedimentos estéticos irregulares e riscos à saúde

1 hora atrás

PC-AM orienta a população sobre ilegalidades de procedimentos estéticos realizados por dentistas sem especialização

1 hora atrás

Cigás lança New Business para ampliar uso do gás natural em empreendimentos em planejamento em Manaus

1 hora atrás

Cigás busca estreitar parceria com setor imobiliário

1 hora atrás

Amazonas alcança 1ª colocação nacional em transparência ativa e recebe Selo Diamante em 2025

2 horas atrás

Governo do Amazonas é campeão nacional em transparência e conquista o Selo Diamante pelo 3º ano seguido

2 horas atrás

Apreensão de cocaína pela PMAM retira do tráfico 370 quilos no Rio Solimões e causa prejuízo superior a R$ 27 milhões

17 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370 kg de cloridrato de cocaína

17 horas atrás

Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos

17 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 22ª expedição em Caapiranga com serviços médicos e cirurgias para comunidade ribeirinha

19 horas atrás
Amazonas destaca avanços no tratamento e prevenção do HIV e participa de reunião do Ministério da Saúde em Brasília durante Dezembro Vermelho
CGE-AM inicia Dezembro Transparente com reunião interna e apresentação do balanço anual de 2025
Todas as sete maternidades do Amazonas passam a integrar Hospital Amigo da Criança com habilitação federal garantida
Sine Amazonas anuncia 171 vagas de emprego com atendimento das 8h às 14h na Galeria+ nesta sexta-feira
Queda de focos de calor no Amazonas registra 58,6% em novembro de 2025 e números históricos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?