Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Adaf adia obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em Apuí
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Adaf adia obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em Apuí
Governo do Amazonas

Adaf adia obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em Apuí

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A partir de 1º de setembro, o produtor que não vacinar o seu rebanho ficará impedido de movimentar seus animais

Fotos: Divulgação/ Adaf

A baixa disponibilidade de imunizante levou a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) a adiar para 1º de setembro a obrigatoriedade da vacinação contra a raiva dos herbívoros em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). A medida consta na portaria Nº 266, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 12 de junho.

Inicialmente, a obrigatoriedade de vacinação e notificação começaria a valer no dia 6 de julho, mas foi adiada diante da dificuldade enfrentada pelos produtores para comprar o imunizante.

“A Adaf recebeu esse apelo dos pecuaristas de Apuí e tomou a decisão de publicar uma nova portaria. Os produtores que já estão realizando a vacinação podem continuar e declarar assim que possível no escritório local”, destacou a fiscal agropecuária médica veterinária Larissa Carvalho, que coordena, no Amazonas, o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH).

Com o adiamento, a partir de 1º de setembro, o produtor de Apuí que não vacinar o seu rebanho ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), impossibilitando a movimentação dos animais da propriedade irregular. A comprovação da vacinação deve ser feita na unidade da Adaf no município, apresentando nota fiscal da vacina e informando a data de aplicação e número de animais vacinados, por espécie.

A campanha de vacinação contra a raiva em Apuí vai até 7 de novembro, com notificação até 5 de dezembro. Passado esse prazo, os produtores inadimplentes terão seus animais submetidos à vacinação assistida por servidor da Adaf, podendo, ainda, ser aplicadas outras sanções cabíveis previstas em legislação.

A médica veterinária lembra, ainda, que os animais que estão sendo vacinados pela primeira vez deverão receber a dose de reforço com 30 dias após a primeira aplicação.

A vacinação contra a raiva dos herbívoros já é obrigatória nos municípios de Autazes, Careiro, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba e, este ano, passou a ser também em Apuí, após a confirmação da morte de um animal pela doença, o que caracteriza um foco. O animal começou a apresentar sinais clínicos da doença no dia 26 de fevereiro e morreu dois dias depois.

A raiva é uma doença altamente letal e que PODE ser transmitida para humanos. Por isso, a Adaf alerta os criadores para, em caso de suspeita, evitarem contato com os animais e notificarem a agência o mais rápido possível.

O morcego hematófago é um dos principais transmissores no ciclo rural. Os sintomas da doença incluem andar cambaleante, afastamento do rebanho, animal deitando lateralmente, com movimento de pedalagem com as patas, salivação excessiva e dificuldade de engolir.

O post Adaf adia obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em Apuí apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Mais de 10 mil pessoas visitaram os espaços com ações do Prosai
Próximo artigo Projeto regulamenta comercialização de produtos e serviços Halal no Brasil

Mais notícias desta categoria

Biblioteca Pública do Amazonas relembra incêndio de 1945 em exposição de 80 anos

2 horas atrás

Prodam destaca benefícios da conectividade em cidades amazônicas em evento do Ministério das Comunicações

4 horas atrás

FVS-RCP participa de treinamento para fortalecer diagnóstico e prevenção da tuberculose no Amazonas

17 horas atrás

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

18 horas atrás

Fapeam participa de encontro entre a comunidade científica da Amazônia e a presidência da COP30

18 horas atrás

Procedimentos cirúrgicos no HPS 28 de Agosto aumentam 11,52% no segundo trimestre de 2025

19 horas atrás

Sine Amazonas divulga 228 vagas de emprego para esta quarta-feira

21 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, evento debate mudanças climáticas, saúde e trabalho na Amazônia

21 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (19/08)

22 horas atrás

Maués implanta Sistema de Gestão Educacional da Prodam para modernizar rede escolar

22 horas atrás

Hospital Delphina Aziz disponibiliza resultados de exames online aos pacientes do SUS

24 horas atrás

ADS estende prazo para o envio de documentação para credenciamento na Subvenção do Pirarucu

1 dia atrás
Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas
CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura
Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura
“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas
Ipaam firma acordo com a Semef para fortalecer fiscalização ambiental em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?