Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ações e estratégias da prefeitura são destacadas em encontro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Ações e estratégias da prefeitura são destacadas em encontro
Manaus

Ações e estratégias da prefeitura são destacadas em encontro

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ações e estratégias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, para o fortalecimento da atenção à saúde bucal na REDE de atenção básica da capital foram apresentadas em Belém (PA), nesta segunda-feira, 28/4. As apresentações fizeram parte da agenda da 9ª Reunião de Pesquisa em saúde Bucal Coletiva, que acontece até quarta-feira, 30/4, na capital paraense.

Os cirurgiões-dentistas da Semsa, Kátia Vasconcelos e Elves Guedes, destacaram no evento iniciativas conduzidas por equipes da Gerência de saúde Bucal e de unidades básicas da Semsa, para o reforço da prevenção do câncer bucal e para melhoria do atendimento de crianças e de populações de áreas ribeirinhas do município.

Elves, que atua na unidade de saúde da Família (USF) Nossa Senhora do Livramento, apresentou dois trabalhos enfocando estratégias para aprimoramento da atenção à saúde bucal na comunidade ribeirinha homônima, situada na zona rural de Manaus. Os trabalhos, ele conta, tiveram boa receptividade dos colegas participantes do encontro.

“Os desafios e enfrentamentos vivenciados na saúde bucal em Manaus existem em toda a região e nossos relatos chamaram a atenção por trazerem formas de promover a saúde bucal com respeito às culturas e saberes da comunidade e reforçando o papel ativo dos usuários”, apontou o cirurgião-dentista.

Cirurgiã-dentista da USF Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste, Kátia apresentou trabalhos com enfoque na otimização do atendimento de crianças e na prevenção de problemas de saúde bucal entre bebês em fase de amamentação de usuárias da unidade. Também destacou as ações da Semsa para reforço da linha de cuidado do câncer bucal, representando a gerente de saúde Bucal da pasta, Cláudia Carvalho.

“Essa iniciativa da Semsa já foi premiada em Brasília e teve bastante receptividade em Belém, onde ainda está sendo implementada a linha de cuidado do câncer bucal. Os participantes fizeram muitas perguntas, foi um trabalho muito bem aceito”, relatou.

A cirurgiã-dentista ressaltou também o nível elevado das estratégias desenvolvidas pela Semsa em relação a outras apresentadas durante o evento na capital vizinha. “Acompanhamos outras apresentações no evento e pudemos ver que estamos à frente em se tratando de ações na área da saúde bucal coletiva”, asseverou a servidora.

“Isso reforça mais ainda a necessidade e a importância de estarmos indo para o restante do Brasil, apresentando e compartilhando nossas experiências bem-sucedidas na saúde, que outros municípios podem reproduzir e adaptar para suas realidades”, complementou Elves.

Além das apresentações, Kátia e Elves acompanham outras atividades do encontro em Belém, que terá ainda mesas temáticas, lançamentos de livros e reuniões. Organizado pelo Grupo Temático de saúde Bucal Coletiva da Associação Brasileira de saúde Coletiva (Abrasco), o evento discute neste ano o tema “saúde bucal e sustentabilidade no SUS: desafios e possibilidades nas pesquisas”.

Apresentações

Os trabalhos apresentados pelas equipes da Semsa em Belém foram “Ordenamento da saúde bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus: relato de experiência”, “Impacto da otimização do atendimento de crianças em uma unidade de saúde de Manaus/AM com a adesão à Uapi”, “Odontologia e a equipe multidisciplinar no apoio ao aleitamento materno: uma parceria que vale ouro”, “Maloca do Conto – Prática integrativa de cuidado na atenção básica da população ribeirinha de Manaus/AM” e “Desafios e enfrentamentos para garantir o acesso à saúde bucal em comunidade rural de Manaus/AM”.

Além de Kátia, Elves e Claudia, atuaram como coautores dos trabalhos Shirley Passos, Mariene Diniz da Silva, Rosângela Oliveira, Andersson Figueiredo, Rosicley Barcelos e Renilson Gomes, também profissionais de saúde da Semsa.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que prevê adicional para professor que ensinar em presídios
Próximo artigo Comissão discute condições de trabalho e regulamentação das atividades dos agentes comunitários de saúde

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus inicia ação Natal nas Águas para levar cestas e brindes a comunidades ribeirinhas do rio Amazonas

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera galeria subterrânea no boulevard Álvaro Maia após rompimento de tubulação

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera trecho da drenagem profunda na avenida Padre Caballero Martin após cavidade detectada

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem profunda na rua Santa Clara para ampliar escoamento das águas

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia limpeza e desobstrução de caixas coletoras no Jorge Teixeira para reduzir risco de alagamentos

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza limpeza e desobstrução de caixas coletoras na comunidade Aliança com Deus, Cidade de Deus

17 horas atrás

Manaus amplia oferta de práticas integrativas e complementares em 80 unidades da Semsa para reforçar atenção básica

18 horas atrás

Manaus anuncia seminário nacional para cobrar justiça tributária e equidade no financiamento municipal

18 horas atrás

Procon Manaus e TJ-AM discutem ampliação de parceria para ampliar serviços ao consumidor até 2026

19 horas atrás

Operação Natal intensifica fiscalização e autua 31 por estacionamento irregular na zona Norte de Manaus durante dezembro

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia oferta de teste rápido para HIV durante ação no santuário de Aparecida

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta resultados do Plano Viva Federativo e detalha previdência complementar para servidores municipais

20 horas atrás
Sine Manaus oferece 160 vagas de emprego com atendimento presencial nesta quarta–feira, 3/12
Sine Manaus oferta 160 vagas de emprego nesta quarta–feira, 3/12
Guarda Municipal de Manaus recebe 150 pistolas TS9 e nomeia 126 novos guardas em cerimônia pública
Prefeito entrega novos armamentos e coloca Manaus na liderança nacional em segurança municipal
Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos fortes e raios de 1º/12 até as 6h de 2/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?