Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM
Governo do Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM

33 segundos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O Cenatec discutiu temas como inovação tecnológica, infraestrutura urbana sustentável e soluções para os desafios da Amazônia

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As ações de saneamento básico realizadas pelo Governo do Amazonas, tanto na capital como no interior, foram destaque no segundo dia de realização do 1º Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (Cenatec). O evento, que começou quarta-feira (13/08) e segue até sexta-feira (15/08), é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), no Centro de Convenções Studio 5, zona sul de Manaus.

O Governo do Amazonas apresentou, nesta quinta-feira (14/08), os programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), desenvolvido na capital, e de saneamento Integrado (Prosai), que foi concluído em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), e segue avançando em Parintins (a 369 quilômetros da capital). Além disso, também ganhou destaque a criação da Microrregião de saneamento básico do Amazonas (MRSB/AM). As ações destacadas têm a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O tema central do evento é “Cidades em Transformação: O papel da Engenharia, Agronomia e Geociências para um futuro sustentável”. O Cenatec reúne profissionais da área, pesquisadores e gestores públicos, para discutir temas como inovação tecnológica, infraestrutura urbana sustentável e soluções para os desafios da Amazônia.

Representando o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, no painel “saneamento básico como direito: Avanços e desafios na Amazônia”, participou o engenheiro civil e coordenador de saneamento da Sedurb, Paulo Cabral. Ele falou dos desafios enfrentados no estado e no Brasil para o alcance da meta de universalização do saneamento básico, estabelecida pelo NOVO marco regulatório para 2033.

“A MRSB, criada pelo Governo do Estado, é um instrumento fundamental para alcançarmos a meta de universalização dos serviços de saneamento, que é um direito básico, diretamente ligado à saúde. Com boas práticas nessa área, garantimos mais saúde e qualidade de vida à população”, disse Cabral.

A instalação da Microrregião de saneamento básico é um marco histórico para o Amazonas, no avanço da universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para o interior do estado, de forma a promover melhorias na qualidade de vida da população. Com esse NOVO modelo, os municípios receberão apoio técnico do estado, terão segurança jurídica e poderão ter acesso a recursos federais, financiamentos e até investimentos da iniciativa privada.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto uma maquete do Prosamin+ exposta no estande da Sedurb e UGPE, além de revista dos dois órgãos apresentando os projetos e ações que desenvolvem.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Prosamin+ e Prosai

Com as obras do Programa Prosamin+ na capital, mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com esgotamento sanitário, água tratada e drenagem urbana, na área de intervenção do programa. Estão sendo executados 60 quilômetros de REDE de esgotamento sanitário e construídas seis estações elevatórias de esgoto, além da Estação de tratamento de esgoto (ETE) Raiz, que terá capacidade para atender 220 mil pessoas.

As obras também vão levar água tratada para mais mil residências na área de intervenção, alcançando cerca de 5 mil pessoas. Este avanço se somará aos 180 quilômetros de REDE de coleta de esgoto já construídos nas fases anteriores do programa.

Em Parintins, o Prosai está levando água tratada para 100% da cidade e vai elevar de zero para 25% o serviço de esgotamento sanitário.

O post Ações do Governo do Amazonas na área de saneamento básico são destaque em evento do Crea-AM apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Especialistas apontam preocupações com impacto da IA sobre direitos humanos

Mais notícias desta categoria

Ministério da Saúde entrega certificação a maternidades do Estado com Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

3 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Festival do Beiradão celebra patrimônio imaterial do estado

3 horas atrás

“Vai ajudar com a entrega do nosso produto”, afirma produtora rural sobre triciclo entregue pelo Governo do Amazonas

3 horas atrás

Agenda Fapeam tem 42 eventos científicos e tecnológicos apoiados no segundo semestre de 2025

4 horas atrás

Governador Wilson Lima defende estratégia integrada para avanços na segurança pública durante Fórum Brasileiro

4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 239 vagas de emprego para esta sexta-feira

4 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (14/08)

5 horas atrás

Manaus recebe ciclo de palestras sobre patrimônio histórico e preservação da memória cultural

5 horas atrás

Governador Wilson Lima destina mais de R$ 7,8 milhões para fortalecimento e incentivo do setor primário no Amazonas

6 horas atrás

‘Gotas de Saberes’ leva espetáculo infantil indígena ao Teatro da Instalação

6 horas atrás

Fiscalização do Ipaam resulta em apreensão de madeira extraída ilegalmente, em Manacapuru

8 horas atrás

Secretaria de Educação inicia ciclo de Diálogos Itinerantes sobre Educação em Direitos Humanos

8 horas atrás
Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia
Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro
Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319
Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião
Governo do Amazonas abre matrículas para mulheres nos núcleos fixos do Formando Campeões
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?