Durante o 1º Seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), nesta quinta-feira, 24/4, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) apresentou um balanço das ações desenvolvidas no centro da capital amazonense.
Representando a secretaria, o diretor operacional Laurimar Costa destacou os esforços contínuos para manter a região central limpa e organizada.
“Desde os primeiros dias da gestão do prefeito David Almeida e do secretário Sabá Reis, a Semulsp tem se dedicado intensamente à revitalização do centro de Manaus. Montamos um distrito específico da secretaria para cuidar exclusivamente dessa área, promovendo um grande mutirão de limpeza e organização”, afirmou Costa.
Atualmente, mais de 300 agentes de limpeza atuam em três turnos na região central, realizando serviços diários de capinação, varrição, poda, limpeza e desobstrução de bueiros, além da limpeza da orla da cidade e lavagem das feiras da Manaus Moderna. A coleta de resíduos domésticos é complementada por um trabalho de coleta seletiva, em parceria com a Cooperativa Aliança, instalada no próprio centro, que recebe todos os resíduos recicláveis. Equipes de educadores ambientais também atuam levando informações sobre descarte correto e coleta seletiva.
A atuação da Semulsp foi reconhecida durante o evento por representantes do comércio local. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Raphael Assayag, elogiou o trabalho da secretaria. “A Semulsp realiza um trabalho extraordinário. Diariamente, quando as lojas abrem, encontramos tudo limpo e organizado. Eles desarticularam lixeiras irregulares e constantemente fazem reparos quando há coletores danificados. É um grande parceiro dos comerciantes. Parabéns ao prefeito, ao Sabá Reis e a toda equipe da Semulsp pelo trabalho incansável que realizam”.
Evento
O seminário reuniu gestores públicos, especialistas e a sociedade civil para discutir políticas públicas urbanas com foco no centro histórico da capital. Além da Semulsp, participaram representantes das secretarias municipais de Finanças (Semef), Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O evento também contou com a apresentação de um case de reabilitação de centros urbanos da cidade de Recife (PE), pelo coordenador de política pública do projeto Porto Digital, Claudio Marinho.
“As ações apresentadas pela Semulsp refletem o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida no centro de Manaus, promovendo um ambiente mais limpo, organizado e sustentável para moradores, comerciantes e visitantes”, concluiu Laurimar Costa.
— — —
Texto – Dora Tupinambá /Semulsp
Fotos – Clovis Miranda / Semcom e Dora Tupinambá /Semulsp