O programa Governo Sem Parar deste sábado, dia 11, atendeu mais de três mil moradores do Silvio Botelho e de bairros circunvizinhos, localizados na zona Oeste de Boa Vista. Só em consultas médicas foram atendidas aproximadamente mil pessoas.
A ação foi realizada na Escola Estadual Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante, localizada na Avenida Nazaré Filgueiras.
“Hoje foram atendidas mais de três mil pessoas com consultas com especialistas e clínicos, emissão de Carteiras de Identidade, além de todos os serviços ofertados pelas outras secretarias. A procura está sendo muito elevada nessas ofertas. A população está buscando não apenas a saúde, mas os demais serviços”, afirmou a secretária de Saúde, Cecília Lorezon.
A enfermeira Cleonicélia Andrade da Silva, de 38 anos, moradora do bairro Silvio Botelho, ficou sabendo da ação por meio de grupos sociais, foi para retirar a segunda via da Carteira de Identidade e aproveitou para pegar mudas de plantas que a Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) distribui.
“Fiquei sabendo da ação no grupo do WhatsApp e vim em busca de retirar a segunda via da minha Carteira de Identidade. Vi o pessoal da Femarh entregando mudas de plantas e resolvi pegar uma muda de moringa e outra de açaí. Estou achando a ação muito boa, porque a gente vem e resolve alguns problemas. É uma facilidade, evita ter que se deslocar para mais longe. Além disso, é no fim de semana, quando temos mais tempo livre”.
Morador da Comunidade Indígena Três Corações, no município de Amajari, o aposentado Valcir de Souza, de 69 anos, disse que foi a filha dele que o avisou sobre a ação do Governo Sem Parar.
“Eu vim para me consultar com oftalmologista e para fazer as medidas dos óculos. Estou achando legal. Tudo ótimo. Me atenderam muito bem”, disse.
Quem também buscou a ação deste sábado foi a professora Antônia Dalvirene Araújo da Silva, de 44 anos. Ela mora no bairro Silvio Leite e foi em busca de resolver problemas junto à Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
“Eu vim procurar regularizar a água lá de casa que estava com problema no hidrômetro. É uma facilidade porque a gente fica isento de multa. Vim pra resolver este problema e resolvi outro também que é o documento da moto. Estava numa correria durante a semana e não pude ir ao Detran buscar. Esta ação facilita muito a vida do cidadão”, enfatizou.
Serviços ofertados na ação Governo Sem Parar
A ação envolve toda a estrutura do Governo e são ofertados atendimentos médicos com especialistas, entre os quais, oftalmologista, ginecologista, cardiologista, pediatra, otorrino, dermatologista, ortopedista e urologista. Para os pacientes que precisam de óculos a entrega é feita em ações posteriores.
Também são realizadas vacinação contra a covid-19, dupla viral adulto, hepatite B, febre amarela e tríplice viral; testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C; além de aferição de pressão e triagem.
O Instituto de Identificação oferece o serviço de emissão de RG, primeira e segunda via.
Pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) a população tem informações sobre os programas Cesta da Família e Colo de Mãe, além de corte de cabelo masculino e feminino, oficina de artesanato, design de sobrancelhas, atendimento psicológico, inscrições de cursos no projeto Potencializando Mulheres, orientações sobre violência doméstica e distribuição de kits informativos.
As atividades culturais estão presentes com o cineminha, gibiteca com leitura e doação de gibis, pintura facial, show com palhaço, atração musical e distribuição de pipoca e pirulito para as crianças.
A população pode também ter informações sobre o programa Morar Melhor da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima). A Defensoria Pública oferece orientação jurídica sobre 2ª via da Certidão de Casamento e Nascimento, desarquivamento de processos e informações sobre pensão alimentícia.
Equipes da Caer participam da ação com a negociação, supressão de ligação de água, restabelecimento de ligação de água, averbação/transferência de titularidade, instalação de hidrômetro, substituição de hidrômetro, retirada de vazamento no cavalete, troca de registro, ouvidoria e vazamento de água e esgoto na região.