Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’
Manaus

Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’

3 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus promoveu uma ação de saúde, nesta quinta-feira, 6/11, na unidade de saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho, no bairro NOVO Aleixo, zona Norte, marcando a abertura oficial do “Novembro Diabetes Azul”. A programação, voltada à prevenção e à promoção do autocuidado entre pessoas com diabetes, é coordenada pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e ocorre ao longo deste mês em unidades de saúde de todo o município.

Na ação desta quinta-feira, equipes do Distrito de saúde (Disa) Norte e da USF Arthur Virgílio apresentaram palestras para os usuários da unidade, chamando a atenção para os fatores de risco e formas de prevenção do diabetes mellitus, e para os cuidados necessários para pessoas que convivem com a condição. Os profissionais de saúde reforçaram ainda a importância do cuidado em saúde entre o público masculino, foco das ações da campanha “Novembro Azul”.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Arquicely Azevedo, assinalou que as mudanças na rotina de trabalho e de vida da população no mundo atual, como falta de tempo, sedentarismo e substituição do preparo de refeições caseiras por ultraprocessados e fast-food, contribuem para o aumento de casos de diabetes. Dados da Semsa, até abril deste ano, apontam que 135.045 pessoas com diabetes fazem acompanhamento na REDE municipal de saúde.

“Vemos um movimento da população no sentido de comer melhor e praticar atividade física, mas o diabetes continua sendo um problema na saúde pública, principalmente entre os homens, que só buscam o serviço de saúde com a doença já em condição avançada”, apontou a gerente.

Conforme Arquicely, durante o “Novembro Azul Diabetes” as unidades da Semsa vêm realizando ações de educação em saúde destacando a importância do acompanhamento regular de saúde, do autocuidado e da adesão ao tratamento entre usuários diabéticos, bem como das medidas preventivas, como alimentação saudável, prática de atividade física e abstenção de álcool e fumo, para a população em geral.

A enfermeira Giselle Galúcio, que atua no Disa Norte como técnica do Hiperdia, voltado ao acompanhamento de usuários com hipertensão e diabetes, enfatizou que as pessoas com essa condição podem viver com autonomia e qualidade de vida, mantendo os cuidados indicados pelos profissionais de saúde.

“É importante que esses usuários façam acompanhamento regular na unidade de saúde, fazendo exames de rotina e seguindo as orientações e o tratamento indicado, além de manter a alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o estresse”, pontuou.

Giselle acrescentou que, ao lado de palestras e rodas de conversa para sensibilizar os usuários para a atenção à saúde, visando o diagnóstico e o cuidado precoce em relação ao diabetes, as unidades da Semsa vêm intensificando a oferta de serviços e exames para prevenção de lesões relacionadas à doença.

Na vertente do “Novembro Azul”, o responsável da área de saúde do Homem do Disa Norte, enfermeiro Pablo Stephano, reforçou, entre os homens presentes na USF Arthur Virgílio, a necessidade de buscarem os serviços da Atenção Primária para a prevenção de agravos. “Estamos trabalhando a saúde integral do homem, reforçando não só a prevenção do câncer de próstata, mas também da hipertensão, do diabetes, da violência, agravos mais associados aos homens”, relata.

O enfermeiro apontou ainda o pré-natal do parceiro como outro tema enfatizado nas ações do “Novembro Azul”, destacando a necessidade de que os parceiros de usuárias grávidas tenham pelo menos duas consultas de saúde durante a gestação. “É também uma estratégia de captação do usuário adulto. Nas consultas, ele recebe orientações de saúde, faz exames de rotina e até avaliação de saúde bucal”.

Programação

A programação do “Novembro Diabetes Azul” da Semsa inclui ações em mais de 60 unidades de saúde de todas as zonas geográficas do município, Norte, Sul, Leste, Oeste e rural. Entre elas está uma atividade referente ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a ser realizada na mesma data, a partir das 9h, na USF Silvio Santos, no bairro Compensa, zona Oeste.

Na zona Sul, uma das ações previstas acontece na USF S-08, no bairro Japiim, na próxima segunda-feira, 10/11, a partir das 8h, com distribuição de material informativo e palestra sobre estilo de vida e alimentação saudáveis, além da oferta de serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar e avaliação do pé diabético.

As equipes da USF Fábio do Couto Valle, no Jorge Teixeira, zona Leste, irão orientar os usuários sobre temas relacionados à diabetes por meio de palestras, banner e material informativo, além de ofertar consultas médicas e de enfermagem para pessoas com diabetes. A ação na unidade será no dia 26/11, a partir das 7h30.

Na próxima quarta-feira, 13/11, às 8h, os usuários da USF Nossa Senhora de Fátima, na comunidade de mesmo nome da zona rural, vão participar de um “dia D” de prevenção do diabetes, com testagem, avaliação, orientações nutricionais e palestras educativas.

Agravo

O diabetes mellitus é uma condição crônica caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, decorrente da falta ou da má absorção da insulina, hormônio que atua no metabolismo da substância. Entre os principais tipos da doença estão o tipo 1, que costuma se manifestar na infância ou adolescência, e o tipo 2, mais comum, mais associado a fatores de risco como sobrepeso e sedentarismo.

Sem controle, a hiperglicemia crônica PODE ocasionar danos no sistema vascular, prejuízo da função renal, problemas de visão e perda de função cognitiva, entre outras complicações.

O tratamento do diabetes envolve a adoção de dieta equilibrada e a prática de atividades físicas, também indicadas para a prevenção da condição. PODE ser também indicado o uso de medicamentos e de insulina, conforme avaliação médica.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que limita acumulação da aposentadoria de ex-congressista com mandato local
Próximo artigo Governador Wilson Lima inicia entrega de novos cartões do Auxílio Estadual em municípios do Alto Solimões

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

9 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

1 dia atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

1 dia atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

1 dia atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

2 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

2 dias atrás

Prefeito em exercício libera R$ 52 milhões para bonificação Semed Manaus a 17,7 mil servidores

2 dias atrás
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Programa de Iniciação Científica da Prefeitura de Manaus aproxima acadêmicos da realidade do SUS
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?