Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Abertura da Jornada de Integração e Desenvolvimento do Acre ressalta avanços no ecossistema local de inovação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Abertura da Jornada de Integração e Desenvolvimento do Acre ressalta avanços no ecossistema local de inovação
AmazonasGestão Estadual

Abertura da Jornada de Integração e Desenvolvimento do Acre ressalta avanços no ecossistema local de inovação

1 ano atrás
Compartilhar
9 Min Lidos
3dc4696c aa61 49b7 a81a f604da917e24 ed1kY4

Com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre empresários, comerciantes, acadêmicos, representantes governamentais e profissionais liberais, a Suframa realizou nesta quarta-feira (12), em Rio Branco, a abertura da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre – 2024.

                                                             

Participaram da solenidade de abertura três representantes da alta gestão da Suframa – o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho –, bem como demais autoridades como o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, o secretário de Fazenda do Acre, Amarízio de Souza, o secretário de planejamento do Acre, Ricardo Brandão, a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, o senador pelo Estado do Acre, Sérgio Petecão, o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Jorge Valente, o superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa) no Acre, Edson Souza, o secretário municipal de desenvolvimento econômico, turismo, Tecnologia e Inovação de Rio Branco, Coronel Bino, e o coordenador da Suframa em Rio Branco, Jefferson Barroso.

                                                             

Bons resultados

“Estamos muito satisfeitos e felizes de poder mostrar essas entregas em apenas um ano. Também estamos muito agradecidos ao Estado do Acre, aos empreendedores locais, às empresas ligadas ao ecossistema de inovação, aos pesquisadores e representantes da comunidade científica, enfim, sabemos fazer autocrítica e entendemos que precisamos nos fazer mais presentes aqui e nos demais Estados da área de abrangência da Suframa, não à toa estamos promovendo essas Jornadas de Integração e Desenvolvimento”, afirmou Aguiar.

De acordo com o presidente da Fieac, José Adriano, a Federação se sente honrada por sediar um dispositivo em que diversas instituições estão reunidas com o intuito e a disposição de trazer investimentos para o Estado do Acre. “Raramente a gente tem tanta gente em um dispositivo disposta a trazer dinheiro para o nosso Estado. Queremos maior presença da Suframa no Estado, porque estamos num ponto importante e interessante para o Acre do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico. Ano passado tivemos mais um avanço, com apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, que foi a aprovação da Lei de Inovação do Acre. E também temos um instituto que transformamos num NOVO hub de inovação que deve ser inaugurado no Distrito Industrial. Gostaríamos muito que esse projeto pudesse chegar a todos os municípios. Queremos acabar com esse adjetivo de isolados e, através da tecnologia, unir todos os entes”, afirmou Adriano.

                                                             

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), por sua vez, defendeu a retomada da representatividade da SUDAM no Estado e também a necessidade de descentralizar os benefícios da Zona Franca de Manaus de forma que outros Estados também usufruam das vantagens e oportunidades concedidas pela Suframa. “Não é só o Amazonas que tem que gozar dos benefícios da Suframa, porque na hora de defender o modelo de desenvolvimento, o Acre, Rondônia e os demais Estados também vão à luta pela Zona Franca de Manaus. Então fico muito feliz de ver a Suframa vindo aos Estados, especialmente aqui no nosso Estado, e falando das possibilidades de parcerias”, afirmou Petecão.

Já o secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, afirmou que a Jornada representa oportunidades em todos os sentidos para o Estado do Acre, tanto relacionados à inovação quanto aos incentivos empresariais. “Já tivemos frutos dessa Jornada que aconteceu ano passado e, em nome do Governo do Estado, só podemos agradecer o apoio da Suframa e de todos os parceiros aqui presentes. Vejo aqui algumas das instituições mais importantes que oferecem essas oportunidades e esperamos que nossos jovens empreendedores e investidores possam se apropriar dos conhecimentos que serão transmitidos”, afirmou Mesquita.

Certificados Durante a solenidade, foi realizada, ainda, a certificação de 20 alunos do projeto “trilha Jovem Empreendedor 4.0”, que tem recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. O ato foi conduzido pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac), Érica Montilha.

                                                             

Programação

Ainda no primeiro dia, serão apresentadas palestras voltadas a ações estruturantes de desenvolvimento regional, com participações de servidores da Suframa, SUDAM, Basa e Seict.

Segundo dia Na quinta-feira (13), o foco das palestras serão os incentivos fiscais da Suframa na região, com atenção especial para os regimes da Amazônia Ocidental e das Áreas de Livre Comércio (ALCs). Haverá, ainda, nova participação da SUDAM para apresentar os incentivos fiscais administrados pelo órgão para o desenvolvimento regional, e do Basa, com palestra sobre soluções de crédito para a Amazônia.

Paralelamente às palestras, haverá uma programação de Picth Day voltado a startups com projetos nas áreas dos programas prioritários de PD&I, na sala da Diretoria da Fieac.

    

Tags:EmpreendedorismoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos
Próximo artigo Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Diretor-presidente do Detran-AM é eleito vice-presidente da Região Norte da Associação Nacional dos Detrans

Mais notícias desta categoria

CACI Tea Mauro Neto 5 1024x682 1

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

18 horas atrás
FAMILIA BENEFICIARIO RUAN DAMASCENO FOTO PAULA PESSOA UGPE 1024x683 1

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

2 dias atrás
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

4 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

4 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

4 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

5 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

5 dias atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

5 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

6 dias atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

6 dias atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

7 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

1 semana atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?