A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) lançou o Manual do Jogo Limpo no sábado (22/10), durante o 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia do Paradesporto, realizado de forma virtual. A publicação digital é uma atualização do Guia de Bolso da ABCD e traz um resumo dos principais conteúdos antidopagem para os atletas e pessoal de apoio.
O Manual do Jogo Limpo traz conteúdos como: as violações às regras antidopagem (VRADs) do Código Mundial Antidopagem; a Lista Proibida; o passo a passo do controle de dopagem; a Autorização de Uso Terapêutico; direitos e deveres dos atletas, dentre outros.
A secretária nacional da ABCD destacou ainda a missão de a entidade levar educação aos atletas antes que eles passem pelo primeiro teste antidopagem. Além disso, ela defende que as ações antidopagem devem ser recebidas pela comunidade esportiva como uma valorização do desempenho dentro das quadras, campos, piscinas, etc.
Mediador do evento online, o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ciro Winckler, e que foi coordenador técnico de Atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), defendeu a aproximação que a ABCD tem feito junto aos atletas. “A educação é um processo fundamental e eu acho que é o principal papel desse Congresso. Temos que chegar no atleta e ter tantos atletas na ABCD, permite esse diálogo mais potente”, pontuou.
Um dos conteúdos destacados por Luisa Parente foi a Autorização de Uso Terapêutico (AUT). Os atletas que têm doenças ou condições de saúde prejudicada podem necessitar o uso de medicamentos ou de procedimentos médicos considerados proibidos no esporte e devem ter uma AUT aprovada antes do uso de qualquer substância ou método proibido.
O 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia do Paradesporto foi organizado pela Universidade Federal de São Paulo, com apoio do SESC e da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, dentre os dias 20 e 22 de outubro.
Com informações do Ministério da Cidadania