Racha entre David e Wilson?
Projeto ameaçado
Omar e Braga
A difícil missão de Caio André
O vereador Caio André (PSC) terá uma difícil missão nos próximos dois anos: fazer uma boa gestão com uma Câmara Municipal de Manaus (CMM) rachada. Eleito presidente com 22 votos, contra 19 de Elan Alencar (PROS), a vitória de Caio André é o retrato da desunião que se abateu na casa legislativa nos últimos meses de mandato do atual presidente David Reis (Avante).
Com um mandato considerado por muitos como “desastroso”, David Reis acumulou tropeços, chutes e pontapés ao longo de sua gestão. Tanto que, mesmo com o grande esforço do prefeito David Almeida (Avante) para o reeleger, o atual presidente da CMM sequer teve a candidatura confirmada. Faltou apoio da base aliada, inclusive, com a renúncia dos vereadores Marcelo Serafim (Avante) e Everton Assis (UB) dos respectivos cargos de líder e vice-líder do prefeito na Câmara.
Racha entre David e Wilson?
Analistas políticos avaliam que a vitória de Caio André também pode ser um primeiro sinal de racha entre o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima, afinal, na eleição de hoje (05/12) na CMM, Wilson termina saindo como vencedor.
Resta agora saber como será a condução de Caio André durante o biênio 2023/24, anos que antecedem a eleição para a Prefeitura de Manaus. Tudo bem que ele terá toda a mesa diretora da casa caminhando com ele nesse período, mas interesses maiores estarão de olho no palácio do legislativo municipal.
Projeto ameaçado
Tem peixe muito grande trabalhando para inviabilizar a reeleição de David Almeida para a Prefeitura e Manaus, já que, caso o prefeito seja reconduzido ao cargo em 2024, estará com a faca e o queijo na mão para concorrer com força total ao Governo do Amazonas em 2026.
Se com a reeleição de Wilson Lima, David Almeida vislumbrou uma estrada pavimentada para sua recondução à Prefeitura, a vitória de Caio André hoje mostrou que nem tudo serão flores ao longo de seu caminho ao Palácio da Compensa.
Omar e Braga
Para quem pensava que os grandes caciques políticos do Amazonas estavam prestes a vestir seus pijamas, o tabuleiro político está mostrando justamente o contrário. O senador Omar Aziz saiu das últimas eleições como o grande vitorioso, quando muitos acreditavam que dificilmente se reelegeria.
Omar deu a volta por cima depois de um mandato cheio de denúncias contra sua gestão à frente do Governo do Estado (Operação Maus Caminhos), venceu a eleição em cima do apadrinhado do presidente Jair Bolsonaro, o coronel Menezes, e, de quebra, caminhou junto com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Já Eduardo Braga, venceu Amazonino Mendes, que esteve como favorito ao longo da campanha inteira e deu trabalho na reta final para a reeleição de Wilson Lima. Também deu imensa contribuição para a eleição de Lula no interior do Amazonas.
Diante do exposto, ambos continuam vivíssimos para lutar pelo Governo do Estado em 2026.