Manaus · 27 de abril de 2026

Chuvas em Manaus geram oito chamadas ao Disque 199 e mobilizam equipes do CCC da Prefeitura

Centro de Cooperação da Cidade registrou oito chamadas ao Disque 199 nesta segunda-feira, 27/4, por ocorrências relacionadas às chuvas.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou, nesta segunda-feira, 27/4, oito chamadas recebidas pelo Disque 199 (Defesa Civil), canal direto de comunicação operado 24 horas na sede do CCC. As ocorrências foram repassadas às equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que atuaram nas áreas impactadas.

Detalhes das ocorrências

Durante as precipitações em Manaus, as equipes identificaram os seguintes pontos de atenção: um risco de tombar na zona Norte; um deslizamento e um risco de desabamento na zona Leste; duas solicitações de vistoria, um deslizamento e um bueiro aberto na zona Oeste; e uma erosão na zona Centro-Oeste. Essas ocorrências foram registradas entre as chamadas recebidas pelo Disque 199 e encaminhadas para resposta em campo.

Atendimento e monitoramento

O Disque 199 funciona 24 horas e serve como canal imediato de contato com a Defesa Civil no CCC. De acordo com a Prefeitura, o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas.

Orientações à população

As autoridades recomendam que os moradores adotem precauções durante o mau tempo. É indicado evitar o acúmulo de água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Ao dirigir em vias alagadas, é recomendado reduzir a velocidade e manter distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas.

Texto – Laís Fernandes/Semseg

Assuntos nesse artigo:

#Manaus, #chuvas, #disque199, #defesacivil, #CCC, #sepdec, #Semseg, #riscodetombar, #deslizamento, #riscodedesabamento, #vistoria, #bueiroaberto, #erosao, #zonanorte, #zonaleste, #zonaoeste, #zonacentrooeste, #atendimento24horas, #aguaparada, #viasalagadas